A biologia celular, ou citologia, é o ramo da biologia que estuda as células de forma específica. ... Já a biologia molecular é o ramo da biologia que estuda o nível molecular com foco na estrutura e na função do material genético.
Dicas de estudos: biologia molecular e celular
A Nutrição Celular compreende a interação entre todos os sistemas do corpo visando um equilíbrio nutricional de acordo com a individualidade bioquímica de cada indivíduo. Cada pessoa possui uma carga genética herdada e expõe seu organismo a determinadas sustâncias, nutrientes e toxinas que fazem parte de seu dia a dia.
Nascida da junção entre a genética, a bioquímica e a biologia celular, a biologia molecular tem como principal objetivo compreender e estudar os processos de replicação, transcrição e tradução do material genético. Além disso, estuda as regulações desses processos e seus possíveis erros e características.
Cargos relacionados: A faixa salarial do Farmacêutico em Biologia Molecular fica entre R$ 3.
A biologia celular é de fundamental importância para a compreensão dos processos biológicos básicos que participam da composição e do funcionamento dos seres vivos, mas seu ensino em sala de aula costuma privilegiar a nomenclatura das estruturas e os fenômenos celulares no lugar dos seus significados e da ...
O estudo da Biologia é extremamente importante, pois, ao compreendermos o funcionamento dos seres vivos, podemos entender, por exemplo, como evitar e prevenir doenças. Podemos também fazer previsões sobre o impacto do ser humano sobre as outras espécies do planeta e mesmo como sua ação impacta sua própria vida.
O glicocálix apresenta diversas funções: Proteção contra danos físicos e químicos; Reconhecimento e adesão celular: o glicocálix participa do reconhecimento de uma célula por outra, distinguindo-a de outros tipos celulares, e promove a união entre elas.
As organelas são estruturas presentes no citoplasma da célula. Elas são importantes porque mantém as células vivas, elas são como os órgãos do nosso corpo, para a célula.
As organelas celulares são pequenas estruturas localizadas no citoplasma, mergulhadas no citosol (região interna) da célula. A sua função é garantir um bom funcionamento das células tais como a digestão, quebra de moléculas, sintetização e transporte de proteínas, entre outros.
As principais organelas celulares e suas funções são: Mitocôndrias – respiração, Ribossomos – ligação de aminoácidos, Retículo Endoplasmático (liso e rugoso) – produção de proteínas, Complexo de Golgi – armazenamento, Lisossomos – digestão, Peroxissomos – oxidação, Vacúolos – reservas e Plastos.
mitocôndria
RESPOSTA A organela celular que exerce a função do tema central do texto é o Lisossomo. ... Essa organela é importante para a atividade de digestão intracelular. Os lisossomos são formados no Complexo de Golgi (outra importante organela presente no Citoplasma).
Organelas das Células Eucariontes | Orientação de Aula
A célula animal é a unidade básica dos animais e dos humanos. Esse tipo de célula é eucariótica e composta por citoplasma, núcleo celular e organelas membranosas como mitocôndrias, complexo de Golgi, lisossomos, ribossomos, retículo endoplasmático, entre outras.
A célula animal é aquela presente nos tecidos animais e se difere da célula vegetal pela presença de organelas conhecidas como lisossomos e a ausência de estruturas como parede celular, plastos, vacúolo de suco celular e glioxissoma. Os lisossomos são estruturas relacionadas com o processo de digestão intracelular.
As principais diferenças entre as células animais e vegetais são a presença de parede celular celulósica, plastos, vacúolos de suco celular e glioxissomos nas células vegetais e a ausência dessas estruturas na célula animal.
A célula vegetal é eucariótica e, assim como a célula animal, é constituída por uma membrana plasmática, um citoplasma e um núcleo. Esses dois tipos de célula também apresentam algumas organelas em comum, como a mitocôndria, retículo endoplasmático liso e rugoso, ribossomos, sistema golgiense e peroxissomos.
- Ribossomos - atuam na formação das cadeias proteicas. - Plastos - acumular substâncias usadas na nutrição dos vegetais (leucoplastos); realizar a fotossíntese (cloroplastos). - Mitocôndrias - fornecer energia para o metabolismo celular. - Vacúolos - atuam na regulação osmótica e armazenamento de diversas substâncias.