Portanto segundo essas confissões, veneração não deve ser confundida com idolatria e nem com fetichismo religioso. ... Eles fundamentam suas tradições em práticas e exemplos de confecção e veneração bíblicas, como em Êxodo Números 21:8-9 e I Crônicas
adjetivo Que foi alvo de veneração; aquilo que se venera. Que inspira respeito; que merece ser reverenciado; respeitado ou reverenciado. Etimologia (origem da palavra venerado). Do latim veneratus.a.um; Part. de venerar.
– em que a Bíblia relata o Cristo se referindo alguma imagem religiosa, Ele não faz uma condenação, mas sim LIGA A SUA PESSOA AO SIMBOLISMO DESSA IMAGEM: “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna” (Jo 3,14-15).
Quando os cristãos começaram a produzir as primeiras imagens de santos? Desde os primeiros séculos os cristãos pintaram e esculpiram imagens de Jesus, de Nossa Senhora, dos Santos e dos Anjos, não para adorá-las, mas para venerá-las. As catacumbas e as igrejas de Roma, dos primeiros séculos, são testemunhas disso.
Em Levítico, agora no capítulo 26, em seu versículo primeiro, diz assim: “Não fareis para vós outros ídolos, nem vos levantareis imagens de escultura nem coluna, nem poreis pedras com figuras na vossa terra, para vos inclinardes a ela, porque eu sou o Senhor, vosso Deus”.
A origem da idolatria, surgiu com a vontade do homem em viver somente seus desejos mais sombrios, mas que para a população, era algo totalmente abominável. Então a manobra idólatra foi, divinizar a abominação para parecer algo divino. Vamos estudar e entender de vez (na visão da Torah) a origem da idolatria.
verbo transitivo direto e intransitivo Cultuar ídolos; adorar (algo ou alguém) com idolatria: certos adolescentes idolatram artistas; alguns povos idolatram. ... Etimologia (origem da palavra idolatrar).