A celulite infecciosa, também conhecida como celulite bacteriana, acontece quando bactérias conseguem entrar na pele, infectando as camadas mais profundas e causando sintomas como vermelhidão intensa na pele, dor e inchaço, acontecendo principalmente nos membros inferiores.
Apesar de não ser contagiosa, esta doença é causada devido a uma infecção bacteriana, por bactérias que colonizam a pele após uma pancada ou pela extensão de uma infecção próxima, como por uma sinusite, conjuntivite ou abscesso dentário, por exemplo, e causa sintomas como dor, inchaço e dificuldade para movimentar o ...
Como saber se tenho celulite facial? A celulite facial é caracterizada por uma placa vermelha endurecida, quente, inchada e dolorosa na pele devido a infecção das camadas mais profundas da pele. Além disso, quem sofre com o problema também pode apresentar sintomas sistêmicos como febre e calafrios.
A celulite infecciosa, também conhecida como celulite bacteriana, é causada pelo ataque de bactérias que penetram na pele do paciente através de um corte, ferida, úlcera, bolha ou até por uma micose nos pés.
“A genética é uma delas, mas, sexo, etnia, biotipo, distribuição de gordura e peso, flacidez cutânea e sedentarismo, alterações circulatórias, problemas hormonais, má alimentação e até o stress, estão relacionados com o desenvolvimento da celulite”, explica.
6 dicas essenciais para combater a celulite
Celulites são infecções da gordura que fica abaixo da pele, causando lesões rosadas e dolorosas. É muito parecida com a erisipela, que você provavelmente já ouviu falar. O infectologista é o profissional indicado para tratar das infecções de pele, pois irá escolher o melhor antibiótico para cada caso.
Por isso, para o tratamento de estrias brancas ou vermelhas, desde o início é importante procurar o procedimento adequado com o médico dermatologista.
- Visite o dermatologista: o médico especializado em estrias é o dermatologista que cuida da pele. Por isso, visitá-lo é primordial para saber qual é o grau da sua estria e receber a indicação do tratamento adequado.
Segundo a dermatologista, o peeling químico pode ser feito em conjunto com o laser fracionado e com a radiofrequência microagulhada para eliminar e amenizar as estrias. "É o mais indicado como tratamento coadjuvante para tratar estrias recentes. O intervalo entre as sessões depende da cor da pele do paciente.
Tratamento para estrias brancas, superficiais e estreitas
As estrias são lesões da pele em forma de linhas que ocorrem devido a fatores hormonais e a um rápido crescimento ou ganho de peso. Estas cicatrizes são muito comuns e não causam nenhum problema médico significativo, mas podem ser motivo de preocupação estética para algumas pessoas.