O psicólogo jurídico também pode atuar na psicologia forense com mais ênfase na atividade dentro de um tribunal, auxiliando, por meio de seus conhecimentos, na decisão do juiz. Outra possibilidade de carreira para um psicólogo jurídico é a pesquisa, que assessora projetos e programas em benefício da sociedade.
Cada instituição possui ementa própria, no entanto, em geral, os cursos abordam as cinco grandes áreas da psicologia jurídica: investigativa, criminal, forense, penitenciária e polícia. Além disso, o profissional da área deve conhecer elementos de mediação, bem como dos direitos Civil, Penal e Trabalhista.
Graduação em direito: pós em psicologia jurídica Bem, para atuar na área da psicologia – seja ela jurídica ou não – é preciso ter a graduação em psicologia. ... Um advogado que tenha feito uma pós-graduação em psicologia jurídica não poderá concorrer, já que, para todos os efeitos, não tem a formação em psicologia.
Cabe esclarecer, portanto, que, na designação psicólogos que atuam em Varas de Família, estão sendo considerados profissionais lotados em Varas de Família, assim como aqueles que não possuem vínculo empregatício no Poder Judiciário, mas são indicados por juízes para ser peritos, bem como os contratados por uma das ...
Os psicólogos podem apoiar os conselheiros tutelares também em suas ações de caráter preventivo, de fiscalização e de cobrança, provendo conhecimento técnico que otimize seu planejamento, sua execução e a análise de seus resultados.
A Psicologia Jurídica emergiu da Psicologia do Testemunho cuja prática, em âmbito internacional, ajudou a consolidar a Psicologia enquanto ciência, dada a necessidade de sua contribuição na comprovação da fidedignidade de testemunhos, principalmente com o surgimento e aplicação dos testes psicológicos, em meados do ...
Código de Ética Profissional do Psicólogo. Conselho Federal de Psicologia, Brasília, agosto de 2005.
São Paulo: Casa do Psicólogo/CFP, 2000. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução CFP N.º 007/2003. ________.
Código de ética médica. Resolução nº 1.
O objetivo é nortear a moral do profissional durante a sua atuação. O código de ética da profissão estabelece o comportamento mais adequado e as ações consideradas infrações. Por exemplo, o código de ética de medicina, define as normas éticas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício da profissão.
O código de ética é uma ferramenta que busca a realização da visão, missão e valores da empresa. É a declaração formal de suas expectativas que serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura da empresa diante dos diferentes públicos com as quais interage.
A missão primordial de um código de ética profissional não é de normatizar a natureza técnica do trabalho, e, sim, a de assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria.