Para ingressar na carreira de fuzileiro naval, é necessário ter ensino médio completo e se inscrever e passar no concurso oferecido pela Marinha. É preciso também concluir o curso de Fuzileiro Naval, que tem duração aproximada de 17 semanas.
Para chegar à graduação de general de brigada, primeiro posto do quadro de oficiais-generais, as majores ainda terão de passar por algumas etapas, como atingir as patentes de tenente-coronel e coronel, o que pode levar pouco mais de cinco anos.
O que fazer para entrar para a polícia militar?
O Oficial da PM tem a principal função de promover a Segurança Pública e defesa social por meio de ações e operações policiais militares. Antes de se tornar Oficial o profissional passa por um curso de formação.
Há estados brasileiros em que se exige nível superior para ingresso em quaisquer carreiras, sendo exigida a especificidade do curso de Direito para se tornar oficial PM. Há quem defenda uma única via de entrada pelas corporações PM, iniciando-se da menor graduação (soldado PM).
Aluno-Oficial é a graduação nas polícias e corpos de bombeiros militares estaduais brasileiros ocupados por aqueles alunos que estão realizando o Curso de Formação de Oficiais (CFO) em suas academias militares.
Seu trabalho é de patrulhamento ostensivo nas ruas, prevenção de crimes e atuação estratégica em situações de confronto (manifestações, passeatas, tentativas de invasões de guerra, confrontos de gangues e afins).