Para se tornar um trader começando do zero é necessário estudar muito sobre o mercado financeiro, sobre os motivos que geram as oscilações, padrões de variações, análises gráficas, entre outros. Além disso, é preciso pôr tudo em prática.
4 cuidados com a análise gráfica
3 dicas para ler e interpretar gráficos
No gráfico, o gap de alta é um espaço aberto entre a máxima de um candle e a mínima do candle posterior, conforme mostra a figura. A expectativa maior de alta no ativo levou os compradores a aceitarem pagar, desde a abertura do pregão, um preço superior ao valor máximo negociado no dia anterior.
O gap sinaliza um intervalo na região de preços que pode ser identificado como um espaço vazio. Ele indica que por algum motivo não houve negociações em determinada faixa de preços. Os gaps podem ser classificados em quatro tipos: fuga, área, continuidade e exaustão. Cada um deles possui sua importância e implicação.
Um Gap Financeiro no trading é a falta de cotação por um determinado período de tempo, com uma mudança no preço de cotação de um ativo quando este retoma novamente à sessão de trading do mercado.
Os gaps podem ser traduzidos como afastamentos, fendas ou intervalos. Perceba que eles são aplicáveis em diversos contextos, seja na Bolsa de Valores, carreira ou na física. Portanto, o seu significado varia conforme a utilização. Porém, permanece a ideia de separação, espaço vazio.