Tendinite e tenossinovite dos flexores dos dedos consistem em inflamações, às vezes com fibrose subsequente, de tendões e bainhas tendinosas dos dedos. (Ver também Visão geral e avaliação dos distúrbios das mãos.) Essas doenças são idiopáticas, porém são comuns nos pacientes com artrite reumatoide ou diabetes melito.
O dedo em gatilho é o travamento do dedo em uma posição dobrada causado por uma inflamação do tendão do dedo. (Consulte também Considerações gerais sobre doenças das mãos.) A causa do dedo em gatilho é desconhecida. O dedo em gatilho é frequente entre pessoas com artrite reumatoide ou diabetes.
Quando o exame mostra que o tendão desta região está espessado e/ou hipoecóico, significa que este tendão, desta área específica apresenta uma inflamação, podendo ser a famosa tendinite. Está patologia se dá por alguns fatores, entre eles o enfraquecimento desta " corda".
Espessado significa que há um aumento de tamanho do tendão, hipoecóico significa que o tendão está refletindo pouco as ondas enviadas pelo ultrassom, ou seja, são aspectos técnicos que indicam uma provável inflamação do tendão patelar.
O nódulo hipoecoico, ou hipoecogênico, é aquele que é visualizado através de exames de imagem, como a ultrassonografia, e que indica uma lesão de baixa densidade, geralmente formada por líquidos, gordura ou tecidos poucos densos, por exemplo.
Hiperecóico ou hiperecogênico: o endométrio fica todo branco, mostrando que há efeito de Progesterona adequado. Observamos este padrão após a transferência embrionária ou após a ovulação.