ª), escrever "véio", com acento em "éi", como forma de indicar que a vogal representada por e é aberta, tal como acontecia com idéia, no português do Brasil.
Venho por meio deste solicitar um documento comprovativo da minha residência. Venho por meio deste informar a interrupção das atividades durante uma semana. Venho por meio deste convidar para a abertura do nosso novo espaço. Venho por meio deste comunicar uma alteração na proposta apresentada.
VEIO é um verbo, VIR na segunda pessoa do singular, pretérito, é também um ditongo decrescente, e se separa assim: VEI-O.
Dúvidas de Português. * Não confundir com véi, gíria usada para se referir a alguém por quem se tem uma grande amizade; amigo, irmão. * A palavra véi também pode ser usada popularmente como forma diminutiva de velho, pessoa idosa. As duas acepções como gíria estão restritas a contextos informais ou muito informais.
Modo indicativo
Conjugações verbais: verbo Vir
vir
Observe que a dúvida surge porque a forma do verbover, na 1. e na 3. pessoa do singular do futuro do subjuntivo, é igual ao infinitivo do verbo vir. Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”.
Muita gente acha que é errado esta expressão por causa da ambiguidade: VIELA, mas na realidade, é errado por que não se coloca pronome pessoal do caso reto após verbo transitivo direto. O correto seria usar o pronome oblíquo: Eu o vi; Eu te chamei; Ela o beijou... ...
O verbo irregular é aquele cuja conjugação altera não só a desinência como também o radical. Ver (infinitivo) é o verbo que significa olhar, observar, enxergar. Já vir significa deslocar-se, até um lugar, encaminhar-se. A confusão está no fato de que o futuro do subjuntivo de ver é vir, já que é um verbo irregular.
A resposta é: Eu a vi.
Aonde: Também indica lugar. No entanto, deve ser usado com verbos que indicam movimento e que são regidos pela preposição “a”. Por exemplo: “Não sei aonde íamos”; “Ele não viu aonde o filho foi”. O verbo “ir” (íamos, foi) indica a ideia de movimento.
Resposta. Resposta: Nunca mais a vi.
Na frase “Há muito tempo não o vejo”, também é com agá, pois podemos dizer: “Faz tempo que não o vejo”. Já na frase “Estamos a dois minutos de casa”, o A deve ser escrito sem agá, pois não pode ser substituído por um verbo.