Dirigir demanda muito cuidado e atenção do condutor. Estar preparado para tomar decisões rápidas, identificar e antecipar situações de perigo e prever as consequências fazem parte do conjunto de medidas denominado direção segura.
O condutor defensivo é aquele que sempre adota procedimentos preventivos no trânsito, priorizando a segurança individual e coletiva, em observância às normas e regras do trânsito.
Por isso, diante de um desconforto emocional, respire e se recupere antes de pegar a estrada, reduzindo as chances de cometer erros e gerar acidentes que prejudiquem a si e ao outro.
Acabamos de falar em ter foco e em planejar seu roteiro, então dentro do veículo, amplie sua capacidade de se antever às situações. Esta é uma característica importante na segurança e na direção defensiva. Ter atenção aos imprevistos no trânsito, concentração para reagir diante às situações, manter distância entre os veículos e gerenciar velocidade, são apenas algumas medidas para prevenir acidentes.
Atenção e foco: a via trafegada, bem como todas as situações de trânsito à sua volta, devem receber total atenção e foco do condutor. Dessa maneira, ele pode antever quaisquer situações de riscos vindas tanto da via em si, quanto de outros condutores.
Consórcio Remaza e os cookies: Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência na navegação do nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Informação e conhecimento: para poder realizar todos os componentes anteriores de maneira eficaz e assertiva, o condutor precisa ter conhecimentos profundos das leis de trânsito. Essas normas de condução estão contidas no Código de Trânsito Brasileiro, que deve ser objeto de estudo e consulta constantes.
As informações contidas neste site/blog são de uso exclusivo da Alelo e podem conter informações privilegiadas ou confidenciais, de uso restrito e/ou legalmente protegida e não deve ser feito o uso, copia, alterações, divulgações, distribuição ou se beneficiar destas informações. A Alelo se reserva o direito de pleitear ressarcimento pelos prejuízos decorrentes do uso indevido das informações e de requerer a aplicação das penalidades cabíveis.
Além disso, a prática também é baseada na manutenção periódica e preventiva de veículos, bem como na análise da reação em curvas, declives, cruzamentos, neblinas, entre outros.
Ser prudente significa não tomar riscos, seguir as leis básicas de trânsito. Por exemplo:
Qualquer desatenção pode ser fatal. Então, esteja sempre atento ao conduzir um veículo, tome cuidado com as distrações desnecessárias e foque no ato de dirigir.
Iremos explicar o que é direção defensiva e para que serve, assim como sobre o condutor defensivo. Segundo a OMS, o Brasil é o quarto país com mais mortes no trânsito na América, por isso, é importante sempre praticar ações preventivas da direção defensiva.
As condições adversas são todos aqueles fatores que podem prejudicar o seu real desempenho no ato de conduzir, tornando maior a probabilidade de acidentes no trânsito. Exemplos de condições adversas são: luz, tempo, vias, trânsito, veículo, condutor.
Isto é, essa metodologia é importante porque tem como intenção preparar melhor os condutores, a fim de que eles possam ser mais conscientes sobre a maneira com que dirigem e, dessa forma, aumentem a segurança das vias.
Uma direção econômica, assim como a direção defensiva, depende dos cuidados do condutor. Todas as informações acima auxiliam na redução de custos do combustível porque cuidam do veículo, impedindo que o motor e demais peças fiquem sobrecarregadas.
Para garantir a direção defensiva, o caminhão precisa estar com a manutenção em dia e em boas condições de uso. Assim, você evita problemas de falhas mecânicas, que ainda são grandes causadores de acidentes.
Todos os condutores têm a obrigação de dirigir em uma velocidade compatível com as condições da via, considerando fatores como tráfego, clima, obstáculos e aglomerações de pessoas.
Por meio do conhecimento e da habilidade obtidos pela prática da condução, a direção defensiva é a garantia da diminuição da incidência de acidentes de trânsito. Obedecer a suas normas e atentar-se às leis de trânsito possibilita vias mais seguras a todos.
Prova Teórica de Habilitação - I
Posição correta para dirigir
O melhor ângulo é entre 100 e 120 graus. Isso porque, o encosto mais reto pode deixar os músculos tensos, causando desconfortos. Cheque também a posição correta dos seus braços. Ao segurar o volante seus cotovelos devem ficar levemente flexionados, sem que seja necessário deslocar os ombros do banco.
Para segurar o volante corretamente As mãos devem estar posicionadas no equivalente ao horário de “9 e 15” do relógio de ponteiros. Para iniciar o giro do volante em curvas, as mãos podem ser elevadas à posição de “10 e 10”.
Como evitar desgaste físico relacionado à maneira de sentar e dirigir
Colisão com o veículo da frente
Portanto, espera-se postura sábia, educada e defensiva para evitar comportamentos que deixam o trânsito caótico, como não respeitar o limite de velocidade, não usar a seta, não tomar distância, não observar a sinalização, fazer ultrapassagens proibidas, entre outras infrações perigosas.
Um dos principais cuidados para evitar colisões traseiras, se não o maior, é manter uma distância segura do veículo da frente. A distância de segurança é o espaço que o condutor deve manter entre o seu veículo e o veículo da frente. Esse espaço deve ser suficiente para a realização de manobras em caso de necessidade.
8 dicas para evitar colisões e acidentes no trânsito
5 dicas para evitar acidentes de trânsito