Quando dois materiais de composição diferente são atritados, um irá perder elétrons para o outro. A esse processo dá-se o nome de eletrização por atrito. Os processos de eletrização consistem em gerar um desequilíbrio no número de prótons e elétrons de um corpo qualquer.
A eletrização por contato Aproxima-se o condutor positivo do condutor neutro até que ocorra o contato entre eles. Quando isso acontece, haverá uma transferência de elétrons do corpo neutro para o corpo carregado positivamente.
A blindagem eletrostática ocorre quando dentro de um condutor elétrico as cargas de mesmo sinal se repelem até alcançar o Equilíbrio Eletrostático, o excesso de cargas é distribuído uniformemente na superfície do condutor, o que faz com que o Campo Elétrico no interior do mesmo seja nulo.
Blindagem eletrostática é um fenômeno que faz com que o campo elétrico, no interior dos condutores em equilíbrio eletrostático, seja nulo. A blindagem eletrostática protege circuitos eletrônicos contra danos e falhas de operação, quando são expostos a campos elétricos externos.
O celular perde o sinal quando está enrolado no papel alumínio porque no interior do papel alumínio o equilíbrio eletrostático é nulo e também porque o papel serve como uma blindagem eletrostática, protegendo o celular de qualquer ação de forças externas.
A eletrostática descreve todos os fenomenos relacionado com as cargas paradas (ou seja, não trabalha com a eletrodinamica). Um Exemplo de aplicação são a eletrificação por indução em outros corpos. Isto é utilizado na pintura eletrostática em carros e na produção de filtros de partículas nas chaminés industriais.
A gaiola de Faraday é uma construção de metal que funciona como escudo contra as ondas eletromagnéticas. A invenção impede que dispositivos como celulares ou qualquer objeto que possua chips de identificação por radiofrequência, incluindo passaportes e cartões de crédito, possam receber e transmitir informação.
Uma onda eletromagnética é formada por campos elétricos e magnéticos oscilantes e perpendiculares entre si. A direção de propagação da onda eletromagnética, por sua vez, é perpendicular (ângulo de 90º) aos vetores de campo elétrico e magnético.
O material mais eficiente disponível hoje para bloquear todos esses tipos de radiação é o chamado "aço-aço de alto Z", uma liga de aço inoxidável e tungstênio.
Ondas mecânicas são perturbações que transportam energia cinética e potencial através de um meio material, por exemplo: ondas marítimas, sísmicas e sonoras. Ela pode acontecer somente num meio material, mas não transportam matéria e, sim, energia.
Onda transversal, movimento no qual todos os pontos de uma onda oscilam ao longo de caminhos perpendiculares à direção do avanço da onda. Ondulações de superfície na água, ondas sísmicas (secundárias) e ondas eletromagnéticas (por exemplo, rádio e luz) são exemplos de ondas transversais.