Intuição é a voz do coração, mas é diferente de sentimento. Intuição não tem “dono” ou lado. Intuir “vai dar certo”, é diferente de “querer que dê certo porque eu amo a pessoa/porque eu quero…”. Ela se mostra sutilmente, e, muitas vezes, não a ouvimos.
Segundo Kahneman, poder confiar nela em uma decisão requer que a pessoa tenha tido muita experiência de observação do tema em questão. Para conhecer muito o assunto a ponto de criar uma intuição que pode ser acreditada, é preciso saber quase imediatamente se acertou ou não sobre suas previsões.
Técnicas para despertar a intuição
Pessoas intuitivas: 10 características que as diferenciam
Pessoas intuitivas prestam atenção aos detalhes e absorvem informações importantes que muitas vezes poderiam passar batido. E são exatamente essas informações que o coração sente e a intuição usa para antecipar o que pode acontecer, além de revelar padrões que as ajudam a tomar decisões.
A intuição intelectual, emotiva e volitiva Quando predominarem as faculdades intelectuais do filósofo, a intuição será intelectual, a qual terá no objeto seu correlato exato. Essa intuição consiste, então, em captar a essência de um objeto – aquilo o que o objeto é, os "éidos" – por meio de um ato direto do espírito.
Significado de Intuição Capacidade de entender, identificar ou pressupor coisas que não dependem de um conhecimento empírico, de conceitos racionais ou de uma avaliação mais específica. Conhecimento claro, direto ou imediato, da verdade sem o auxílio do raciocínio. ... Etimologia (origem da palavra intuição).
O método discursivo atinge o conhecimento através da formulação de várias teses que serão aprimoradas até atingirem a realidade completa do objeto, ou melhor dizendo, o conceito. Portanto, trata-se de um método indireto pelo qual se atinge um conhecimento mediato.
Resposta. Percepção de acontecimento, verdade. ou, pressentimento sobre acontecimento futuro.
Conhecimento discursivo: é o conhecimento imediato, ou seja, é o conhecimento dado por meio de conceitos. Exemplos: conhecimento ''geral''.
O conhecimento intelectivo trata-se de um raciocínio mais elaborado do que a mera comunicação entre corpo e ambiente,ou seja,raciocino lógico.
O conhecimento discursivo, aquele que se dá por intermediação, é um tipo de pensamento que opera por etapas, por encadeamento de conceitos e ideias devidamente articulados em juízo e raciocínios, levando a demonstrações e conclusões.
O conhecimento intuitivo é um conhecimento imediato, alcaçando sem intermediária, um tipo de pensammento direto, uma visão súbita; O conhecimento discursivo vai além das informações concretas e imediatas recebidas por intuição.
O ato do conhecimento consiste na busca pelo saber das mais variadas formas, como o conhecimento científico, religioso e senso comum, que oferecem informações sobre um determinado assunto. O produto do conhecimento é o resultado de sua busca através de quaisquer uma das formas de conhecimento.
Verificado por especialistas Conhecimento intuitivo: Inato ao ser humano, o conhecimento intuitivo diz respeito à subjetividade. ... O conhecimento intuitivo tem como principais caracteristicas em ser um conhecimento Imediato; individual; o fator predominante é o "instinto"; percepções de acordo com a sabedoria individual.
Pode-se classificar o conhecimento nos modos intuitivo e discursivo. Acerca do modo intuitivo podemos dizer que se trata de um conhecimento imediato, inexprimível. ... o conhecimento discursivo, é correto afirmar que. A) trata-se de conhecimento que se define pela percepção.
470 a.C. 399 a.C. Sócrates (em grego, Σωκράτης [Sōkrátēs], (470–399 a.C.) foi um filósofo ateniense e um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental e um dos fundadores da atual Filosofia Ocidental. ... O julgamento e a execução de Sócrates são eventos centrais da obra de Platão (Apologia e Críton).
A partir do fragmento acima exposto, é correto afirmar sobre o pensamento socrático: I. que se define enquanto saber inacabado, porque é dinâmico e está em construção; II. que é por natureza dogmático, já que o próprio Sócrates é detentor de um saber; III.
Resposta. Sócrates tentava descobrir a verdade das coisas. O conhecimento verdadeiro.