25 formas de praticar o amor-próprio
Aprenda a se valorizar
10 coisas que você pode fazer para se amar mais a cada dia
Amor-próprio é o apreço nutrido por si mesmo. É a aceitação das qualidades, defeitos, conquistas, fracassos, escolhas e experiências de vida em sua plenitude.
Sinais de uma falta de amor próprio
Ter amor próprio é saber reconhecer as qualidades, aceitar os defeitos e ter paciência para mudá-los. É saber que se você quiser viajar sozinho, ir a um restaurante ou cinema, está tudo bem, afinal, você aprendeu a amar a própria companhia. Ter amor próprio é conhecer os próprios limites, aceitar os do outro.
A falta de amor próprio é uma consequência da falta de autoconhecimento. ... O autoconhecimento ensina a valorizar potenciais e minimizar limitações e, portanto, esse é um processo fundamental para cultivar o amor próprio. Uma pessoa que não se conhece tende a viver no automático, focando apenas no que está errado.
O amor próprio é a única forma pela qual podemos amar outras pessoas, coisas e animais. O amor próprio difere do egoísmo, pois, seu portador é capaz de enxergar outros indivíduos integralmente e não apenas como extensões de si mesmo.
A diferença entre o egoísmo e o amor próprio (ou "autoamor", como gosto de chamar) está justamente nesta consciência. O egoísta pensa somente nele e "fodam-se" os outros. Realmente não se importam, não tem empatia. Só querem se dar bem.
O que muitas pessoas desconhecem é que a falta de relações está diretamente ligadas a algumas doenças, tais como indisposição, doenças cardíacas, baixa autoestima, estresse, mau humor, entre outras.
Mas um abraço e um beijo que não acontecem mais? Fique atenta, pois falta de carinho é o primeiro sinal de algo vai indo muito mal. ... Não espere chegar nesse ponto, procure você o abraço dele, tome a iniciativa, comece a se preocupar se não houver retribuição.
Veja abaixo algumas dicas que com certeza vão ajudar:
O ser humano precisa de uma motivação para se dedicar a algo e, no caso de um relacionamento, é preciso ter sempre em mente a razão pela qual se uniram. Para isso, é importante que puxem na memória o que sentiam no início e o que motivou vocês a ficarem juntos.
Se você está com seu cônjuge, vocês podem organizar coisas para fazer a dois em casa com um toque de romance: