A cultivar Catalonha caracteriza-se por produzir plantas com folhas estreitas e bordos serrilhados. Plantar diretamente no local definitivo a 1cm de profundidade. Respeitar o espaço de pelo menos 40cm entre as covas. Germinação em 5 a 14 dias.
A acelga pode ser consumida crua em saladas, ou cozida, refogada ou na forma de suco concentrado ou misturada com frutas ou vegetais crus. Além disso, a acelga também pode ser usada como remédio caseiro, sendo útil para tratar vários problemas de saúde.
Geralmente as folhas de acelga são consumidas cruas em saladas, como também refogadas ou cozidas. Quando cozidas o sabor amargo desaparece, deixando um sabor mais delicado.
Como limpar os alimentos
Como o maço rende bastante, solte as folhas conforme usa. Crua: rende uma salada crocante e refrescante – o corte em fatias bem finas é o mais tradicional. Dica: tempere apenas na hora de servir para não perder a crocância. Branqueada: as folhas ficam macias o suficiente para serem moldadas em rolinhos ou trouxinhas.
Drene bem a água, embale e congele. Pode ser mantida por até três meses. A acelga pode ser consumida crua, misturada em pequena quantidade a folhas mais tenras e de sabor mais delicado.
A acelga, também chamada de beterraba branca, é uma folha verde (hortaliça) clara cheias de boas propriedades e benefícios para a saúde. Seus talos são firmes e, apesar de sua versão verde ser mais comum, ela também pode ser encontrada em tons avermelhados.
Aqueça uma panela grande, despeje o azeite e o bacon e deixe fritar bem. Quando estiver bem fritinho coloque a cebola, o alho e o caldo de bacon, misture bem. Coloque a acelga cortadinha e a cenoura ralada, tampe a panela e deixe refogar até que a acelga fique a seu gosto, uns 5 minutos mais ou menos.
Depois de separar os talos das folhas de acelga, mergulhe-os em água fervente e deixe cozinhar até que fiquem macios (entre 10 e 15 minutos). Escorra-os em papel absorvente — se preferir, guarde em um pote bem fechado com tampa e mantenha na geladeira por até dois dias antes de usá-los.
Coloque as folhas de acelga em um escorredor de macarrão, salpique sal grosso e deixe 15 minutos para desidratar. Enquanto isso coloque no liquidificador os dentes de alho, pimenta caiena a gosto, camarão seco, gengibre, maçã e nam pla ou pasta de camarão (opcional) e bata bem.
São vários os tipos de acelga, cada uma com um formato e sabor particular. As mais conhecidas são a chinesa, a beta vulgaris var cicla, a amarelo brilhante, a gigante e a acelga de ruibarbo. Apesar das diferenças, todos os tipos têm em comum o fato de serem pouco calóricas e altamente nutritivas.
A acelga é rica em vitaminas C e K e em minerais, como magnésio e potássio. Além disso, possui na composição ferro, cálcio, fibras e proteínas.
Em bom estado, a acelga deve ter as folhas novas, de cor verde-clara e talo verde-esbranquiçado. Sua consistência é firme, parecida à do repolho, de tal forma que estale quando se quebra o talo.
Acelga (Beta vulgaris), da família das quenopodiáceas, é originária da região mediterrânea e das Ilhas Canárias. ... A acelga também é conhecida como couve-chinesa, por ser abundante no Oriente. Curiosidade. A cultura da acelga remonta à antiguidade clássica: os gregos e romanos dela faziam grande uso.
A acelga pode ser encontrada facilmente em mercados e feiras. Descubra, abaixo, a melhor maneira de escolher essa verdura, no momento de comprar: Compre sempre a acelga fresca: evite escolher aquelas com folhas murchas, amareladas e secas e caules quebrados. Ela deve ser firme, com suas folhas crocantes e bem unidas.
As folhas internas devem estar viçosas, sem manchas ou marcas de insetos. Quando o talo está mole ou com manchas pretas, é sinal de que a acelga já está passada.
Uma das maiores vantagens de adicionar a acelga na sua dieta é a melhora na digestão. Isso acontece porque a hortaliça tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a eliminar as toxinas que comprometem o bom funcionamento do sistema digestivo.
8 principais benefícios do Agrião para a saúde
Importante na ativação de proteínas que atuam na coagulação sanguínea e na fixação do cálcio no organismo, a vitamina K é um nutriente lipossolúvel que contribui para a saúde cardiovascular e dos ossos.
Malefícios e contraindicações Diarréias. Vômitos. Problemas cardíacos. Piora dos casos de distúrbios hepáticos e diabates.
O suco de jiló para emagrecer pode ser consumido até 3 vezes por dia, sendo que o ideal é consumir um copo logo ao acordar ainda em jejum. Se quiser, dobre a receita para o dia....Ingredientes:
Auxilia na perda de peso; Provoca sensação de saciedade; Rico em vitamina C; Previne o envelhecimento.
Como usar o Jiló O jiló pode ser usado cru em saladas, junto com o suco de limão ou em receitas cozidas, fritas, grelhadas e juntamente com assados.
O fruto maduro tem a casca laranja-avermelhada ou amarela – e quanto mais maduro, mais amargo ele é. ... Gil Felippe, especialista em frutas e flores, aprovava comer jiló feito/fruta, e a nutricionista Neide Rigo gosta até da versão madura.