EQST

Como Pegar Fibrose Cstica?

Como pegar fibrose cística?

Fibrose cística, ou mucoviscidose, é uma doença genética que se manifesta em ambos os sexos. O gene defeituoso é transmitido pelo pai e pela mãe (embora nenhum dos dois manifeste a doença) e é responsável pela alteração no transporte de íons através das membranas das células.

O que é doença muco?

Fibrose Cística (FC), também conhecida como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, é uma doença genética crônica que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. Atinge cerca de 70 mil pessoas em todo mundo, e é a doença genética grave mais comum da infância.

Porque duas pessoas com fibrose Cistica não podem se tocar?

Isobel e Alexander Elliott têm fibrose cística e, por isto, correm maior risco de pegar infecções. Quando um fica doente, o outro não pode ficar por perto. A doença é hereditária e só acontece se os dois pais tiverem o gene recessivo. Neste caso, o risco de que cada um dos filhos tenha o problema é de 25%.

O que é muco no pulmão?

Normalmente, o muco nos pulmões captura germes capazes de causar infecções e, em seguida, é "varrido para fora" (removido) dos pulmões pelos cílios. Esse muco é eliminado por meio da tosse, quando os germes são expelidos.

O que pode causar muco no pulmão?

Considerando esses achados, a equipe propôs que infecções causadas por vírus respiratórios comuns ou aspiração (quando alimentos e líquidos são inalados incorretamente pelos pulmões) causam a produção de muco.

Por que os pacientes com fibrose cística estão mais suscetíveis a infecções respiratórias?

Por conta disso, a FC também é conhecida como mucoviscidose, que significa “doença do muco mais viscoso”. Esta característica da secreção também deixa as vias aéreas e os pulmões mais suscetíveis a algumas infecções.

Quais os sintomas de fibrose cística em bebê?

Alguns sintomas comuns da doença são tosse crônica, suor excessivamente salgado e fezes grossas acompanhadas de gordura. “A criança com fibrose cística pode apresentar desnutrição e problemas respiratórios graves”, explica a consultora técnica do Programa Nacional de Triagem Neonatal(PNTN), Ana Stela Goldbeck.

Como identificar fibrose Cistica no teste do pezinho?

Quando o teste do pezinho vier alterado para Fibrose Cìstica, é necessário realizar também o Teste do Suor, para confirmar ou descartar o diagnóstico. O Teste do Suor é considerado o exame padrão ouro para o diagnóstico da Fibrose Cística. Ele pode ser realizado em hospitais e laboratórios de todo o Brasil.

Como saber se o bebê tem fibrose Cistica?

Dentre os sintomas mais comuns estão: dificuldade ou atraso no crescimento e no ganho de peso, tosse crônica, chieira torácica, infecções pulmonares (pneumonias) de repetição, sinusites freqüentes, suor muito salgado (que pode ser sentido ao beijar a pele do bebê ou da criança) diarreia crônica, infertilidade.