O pretérito mais-que-perfeito composto forma-se com o verbo auxiliar “ter” (ou “haver” na linguagem formal) no pretérito imperfeito, seguido do particípio passado do verbo principal: Exemplo: Verbo telefonar: nós tínhamos telefonado.
Os verbos se conjugam da seguinte forma: o pretérito perfecto compuesto é formado pelo verbo auxiliar haber no presente do indicativo mais o verbo principal no particípio. O particípio permanece invariável, ou seja, não faz concordância com o sujeito, que é expresso pela pessoa na qual o verbo haber é conjugado.
Pretérito Imperfeito - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual, mas que não foi completamente terminado. ... Pretérito Perfeito (composto) - Expressa um fato que teve início no passado e que pode se prolongar até o momento atual. Por exemplo: Tenho estudado muito para os exames.
Significado de Construída adjetivo Que se construiu, com construção: terreno com 200 m de área construída. Que passou a existir, a tomar forma: o projeto já foi construído. Que foi composto, imaginado: ideia construída. ... Feminino de construído, particípio de construir.
adjetivo Que se construiu mais uma vez; que foi novamente construído; reedificado. Etimologia (origem da palavra reconstruído). Part. de reconstruir.
SEPARAR EM SÍLABAS
construído , --> tem acento para indicar que o " uí" não é ditongo . egoísmo, --> Põe-se o acento agudo no " i " tônicos que não formam ditongo com a vogal anterior.
E por aí vai. A pergunta: por que constrói tem acento e constroem não tem? A resposta: o ditongo aberto ói ganha grampinho nas oxítonas. ... Constroem não se grafa com o ditongo ói.
Porque a palavra ÍMÃ é uma paroxítona terminada em Ã. É o mesmo motivo pelo qual acentuamos a letra O em ÓRFÃ.
A acentuação gráfica é feita através de sinais diacríticos que, sobrepostos às vogais, indicam a pronúncia correta das palavras no que respeita à sílaba tônica e no que respeita à modulação aberta ou fechada das vogais.