Como funciona o laser de baixa intensidade? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O laser de baixa potência é um dos recursos físicos utilizados nas clínicas de fisioterapia para o tratamento de dor, inflamação, cicatrização e lesões músculo-esqueléticas. Dentre os equipamentos disponíveis, os mais utilizados são os de Hélio-Neônio (HeNe) e o Arseneto de Gálio (AsGa).
Qual a principal característica da laserterapia de baixa intensidade em relação a outras aplicações a laser?
Essa terapia com lasers emitindo baixas intensidades é responsável pelos efeitos não térmicos (efeitos fotofísicos, foto- químicos e fotobiológicos), constituindo-se num tratamento a laser no qual a intensidade utili zada é baixa o bastante para que a temperatura do tecido tratado não ultrapasse 37,5°C.
Como o laser age no tecido?
Os lasers terapêuticos ou de baixa potência são utilizados para acelerar os processos reparativos do tecido duro e do tecido mole, devido aos efeitos biomoduladores nas células e tecidos. Eles ativam ou inibem processos fisiológicos, bioquímicos e metabólicos através de efeitos fotofísicos ou fotoquímicos.
Como o laser interage com o tecido?
A radiação laser interage com a matéria viva por meio dos processos ópticos de reflexão, transmissão, espalhamento e absorção. Ao incidir no tecido biológico, parte da luz não penetra, sendo refletida. ... Uma vez absorvida, a luz pode causar três efeitos básicos: o fototérmico, o fotoquímico e o fotomecânico.