Como Funciona Imposto De Renda Sobre Fundos De Investimento?
Como funciona imposto de renda sobre fundos de investimento? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Como funciona imposto de renda sobre fundos de investimento?
A alíquota de IR é de 15% ganhos auferidos na venda de cotas de fundos de ações e ETFs de Ações; de 20% caso seja FII e; para ETF de Renda Fixa, a alíquota do IR variará entre 25%, 20% e 15%, conforme o prazo médio da carteira de ativos financeiros.
Como calcular IR sobre aplicações financeiras?
Vamos a um exemplo: se você ficou durante 500 dias na aplicação, ao resgatar iria pagar um IR de 17,5%. Mas, como já pagou imposto de 15% nos meses de maio e novembro, irá pagar imposto somente sobre a diferença, ou seja, 17,5% – 15% = 2,5%.
O que é IR sobre investimento?
O Imposto de Renda sobre investimentos é recolhido no último dia útil dos meses de maio e novembro, em um sistema denominado informalmente de come-cotas. Nos fundos de investimento em ações, não há come-cotas. O come-cotas ganhou esse nome porque reduz o número de cotas detidas pelo investidor no fundo.
Como declarar Imposto de Renda sobre investimentos?
E para declarar os investimentos isentos de Imposto de Renda:
Acesse a ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”;
Selecione o item 18 para ganhos de capital com ações que não ultrapassem R$ 20 mil;
Se você o for o investidor selecione “Titular” em “Tipo de Beneficiário”;