EQST

Como Funciona A Circulaço Placentria?

Como funciona a circulação placentária?

Através dos vasos sanguíneos do cordão umbilical, o feto recebe todo o apoio de oxigênio, nutrição e vida necessário da mãe por meio da placenta. Resíduos de produtos e dióxido de carbono do feto são enviados de volta, através do cordão umbilical e da placenta, para a circulação da mãe – para ser eliminado.

O que é circulação útero placentária?

A compreensão da hemodinâmica fetal remete ao conhecimento do processo de placentação e modificações circulatórias no organismo materno, com estabelecimento da circulação útero-placentária. Durante a gestação, trocas nutricionais e gasosas ocorrem na placenta, interface física entre mãe e feto.

Como é a circulação ao nascer?

Circulação neonatal de transição (Figura 2): após o nascimento o ducto arterial, o ducto venoso, o forame oval e os vasos umbilicais não são mais necessários. Dessa forma, ocorre o fechamento do forame oval e o ducto venoso e arterial se contraem.

Quando ocorre a circulação pulmonar no feto?

Ao nascimento ocorre a expansão pulmonar do bebê, aumentando a pressão de oxigênio dos pulmões e, consequentemente, a resistência vascular pulmonar. Esse fenômeno se completa durante a primeira semana de vida.

Qual o papel das artérias umbilicais e da veia umbilical na circulação placentária?

As artérias do cordão umbilical apresentam como função levar sangue rico em gás carbônico do feto para a placenta, e a veia umbilical garante que sangue rico em oxigênio seja levado para o feto.

Como funciona a barreira placentária?

As lâminas basais constituem uma barreira para partículas e compostos de alto peso molecular. A importante função de transferir uma variedade de substâncias com composições diferentes entre mãe e feto está parcialmente refletida na estrutura da placenta.

O que é Hemocorial?

A placenta humana é um órgão hemocorial, ou seja, os glóbulos vermelhos entram em contato direto com o trofoblasto fetal. É responsável pela transferência de gases para o feto, papel desempenhado pelos pulmões ao nascimento.

Quais as mudanças na circulação após o nascimento?

Circulação neonatal de transição (Figura 2): após o nascimento o ducto arterial, o ducto venoso, o forame oval e os vasos umbilicais não são mais necessários. Dessa forma, ocorre o fechamento do forame oval e o ducto venoso e arterial se contraem.

O que faz com que um mamífero inicie a ventilação pulmonar após o nascimento e interrupção da circulação umbilical?

quando o cordão umbilical é clampeado e o neonato tem sua primeira respiração, a resistência vascular sistêmica aumenta e o fluxo de sangue através do ducto arterioso declina. A maior parte do débito ventricular direito flui através dos pulmões favorecendo o retorno venoso pulmonar para o átrio esquerdo.

Para que ocorra a circulação fetal é necessário a presença das seguintes estruturas?

Com isso, existem três estruturas importantes para a circulação do feto: ducto venoso, ducto arterial e forame oval. No feto, a placenta tem a sua resistência vascular baixa, ou seja, é a resistência que precisa ser vencida para poder empurrar o sangue adiante, por meio do sistema circulatório e, assim, gerar um fluxo.

Como ocorre a Respiracao fetal?

Durante a gestação, os pulmões não se contraem nem se expandem. No útero, os pulmões são como que duas esponjas secas e duras. O bebé flutua num reservatório de líquido amniótico, que ele filtra em direção aos pulmões, enchendo-os deste líquido. Dentro do ventre não há ar para respirar.

Como ocorre o desenvolvimento do saco Coriônico?

Saco coriônico Com a progressão do tempo, o mesoderma embrionário aumenta em tamanho. Numerosas cavidades conhecidas como espaços celômicos extra-embrionários começam a aparecer profundamente ao citotrofoblasto e superficialmente à membrana exocelômica. Estes espaços se coalescem para formar o celoma extra-embrionário.

Como as drogas atravessam a placenta?

Muitas drogas são transportadas através da placenta por difusão simples, sem gasto de energia, dependente do gradiente de concentração da droga livre, da razão e da extensão da barreira placentária de troca34.

Quais substâncias podem atravessar a placenta e causar malformações?

Após realizar uma pesquisa de dados bibliográficos, podemos concluir que os agentes químicos como a talidomida, os corticosteroides, o álcool, o tabaco, a maconha e a cocaína, quando administrados pela mãe durante a gestação, podem atravessar a placenta, em quantidades não confirmadas pois a bioética não permite ...