Um dos exames mais conhecidos para detectar o glaucoma é a tonometria, que mede a pressão do olho. Exame de fundo de olho, imagens do nervo óptico, resposta do reflexo da pupila e acuidade visual são outros exames complementares para saber se você realmente tem a doença.
O diagnóstico de glaucoma só pode ser realizado após um exame oftalmológico cuidadoso, no qual estão incluídos anamnese do paciente (entrevista com o paciente para buscar detalhes e o histórico de sua saúde) e avaliação da pressão intraocular, bem como a avaliação das condições estruturais e funcionais do nervo óptico ...
TONOMETRIA BINOCULAR
Escavação é a parte do nervo que não esta preenchida pelos fiozinhos (fibras nervosas) , ela vai depender do tamanho do nervo( se o nervo é grande a escavação é maior ) e se a pessoa apresentou perda das fibras pelo glaucoma por exemplo.
Embora haja uma variabilidade significativa nas dimensões do nervo óptico (mesmo entre os nervos ópticos dentro do mesmo indivíduo), o comprimento médio da estrutura varia entre 35 mm e 55 mm.
Resposta: Alternativa B "A visão". Explicação: Se foi uma lesão no nervo óptico (dos olhos) então o sentido comprometido será a visão.
O nervo óptico é o segundo dos doze pares cranianos presentes no cérebro humano. De função sensitiva, este nervo capta as informações através dos cones e bastonetes presentes na retina que são estimulados pela luz projetada em objetos.
Resposta: A função dele é captar informações vindas dos cones e bastonetes da retina que visualizam objetos através da luz projetada neles, ou seja, trata-se de uma função sensitiva. É desta forma que o cérebro humano capta cores, formas e tamanhos e traduzem estas informações para que o indivíduo possa enxergar.
Ele possui uma grande função sensitiva da cabeça e motora na mastigação. Figura 1. Origem do nervo trigêmeo.
A esclera é um tecido fibroso externo que reveste o globo ocular. Também conhecida como “branco do olho”, é recoberta por uma membrana transparente chamada conjuntiva. É uma camada opaca e densa, que tem a função de proteger o olho.