Na maioria das vezes, o tratamento é feito em conjunto pelo psiquiatra e o psicólogo. Existem diversos medicamentos antidepressivos, que ajudam a regular a química cerebral, e o médico escolherá segundo o perfil do paciente.
A terapia cognitivo comportamental (TCC) é uma das abordagens mais eficazes no tratamento da depressão por ser focada no presente e resolução de problemas. O trabalho é de médio ou longo prazo, podendo durar meses ou anos.
A Associação Psiquiátrica Americana sugere, pelo menos, 16 a 20 semanas com doses completas após a melhora ou remissão completa. A Organização Mundial da Saúde sugere 6 meses ou mais após a melhora.
Os medicamentos mais eficazes contra depressão, de acordo com o estudo, são: agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetina. Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.
Não existe um tempo médio para a durabilidade da depressão. Ela pode durar meses ou anos. A durabilidade da doença está associada a vários fatores, como intensidade, demora em buscar o tratamento, falta de apoio de familiares e amigos, genética, existência de outras doenças, dentre outros.