Para catalogar livros, por exemplo, é necessário que o bibliotecário registre os dados do título, autor(es), tradutor(es), número da edição, editor, local, data de publicação, número de páginas e ISBN da obra. Atualmente, o código mais utilizado no Brasil é o AACR2 (Código de Catalogação Anglo-Americano, 2ª. edição).
Romances
Você pode definir cores diferentes para cada obra. Um exemplo prático é a organização dos livros em degradê que, embora seja esteticamente confortável, dificulta a identificação do título do livro. Nesse caso, seria bem legal colocar etiquetas coloridas de acordo com a finalidade da obra, com o nome do autor ou título.
Faça intercâmbio de livros com outras bibliotecas: É bom manter uma rede de contatos com outras bibliotecas, porque os livros que não se encaixam na sua biblioteca, podem ser aproveitáveis em outras. Explique as pessoas que tipo de livro especificamente você irá levar à biblioteca que está montando.
8 dicas para organizar estantes e livros
Umidade em excesso facilita o surgimento de mofo que acaba com os livros. Evite guardar os seus livros inclinados, o ideal é que todos fiquem em posição vertical ou deitados e empilhados para que não se deformem. Se os volumes foram muito grandes e pesados procure não colocar mais do que três exemplares empilhados.
1 – A melhor posição para guardar seus livros é em uma estante, na vertical, sem pressioná-los muito entre si. Colocar um volume sobre o outro na horizontal danifica os livros da pilha em função do peso exercidos pelos demais. 2 – Ao retirar um livro da prateleira, puxe-o pelo meio da lombada.
Outra ideia legal é dispor os livros em cima de uma cadeira que combine com seu quarto. A sugestão, aqui, é deixá-la ao lado da cama, então vale selecionar os livros que você estiver lendo no momento para isso, assim eles ficam mais pertinho. Existem capas tão bonitas que merecem ser enaltecidas, não é mesmo?
Vamos separar os materiais necessários para fazer porta livros de papelão
As caixas são ótimas formas de proteger os objetos, mas prefira as de plástico – as de papelão são as preferidas das baratas e das traças! Não as deixe nem diretamente ao chão e nem encostadas na parede. De tempos em tempos é preciso abrir as caixas para verificar as condições dos objetos e se eles precisam de limpeza.
( ) Após a captura os insetos podem ser conservados através da secagem dos espécimes, de forma líquida ou ainda em lâminas, no caso de insetos de tamanho reduzido. ( ) O processo de alfinetagem não segue uma metodologia específica, deste modo, não vai interferir na conservação do espécime.
É preciso guardá-los em uma estante, o ideal é colocar os livros na vertical; Verifique a ventilação do local pelo menos uma vez por semana; Não guarde seus livros em sacos plásticos, o ideal é deixá-los respirar.
Além disso, para os livros que você não consulta tanto, mas quer guardar para um possível uso, a melhor maneira de armazenar é utilizando caixas de papelão ou de plástico. As duas devem possuir espaço suficiente para que os livros não fiquem comprimidos, pois a compactação do papel facilita o trabalho das traças.
A melhor posição para guardar os livros é na vertical, ou seja, em pé. Quando eles são guardados deitados ou na horizontal podem acabar com imperfeições ou até ficar ondulados. A estante de livros precisa ficar em um local bem estratégico: longe da umidade e também do sol.
1 – Pano úmido e álcool em gel Com um pano úmido de álcool em gel (não deixo-o muito molhado apenas umedeça), passe apenas nas capas dos livros para remover a sujeira, em seguida deixe-o secar no sol, com as páginas abertas. Isso ajuda a tirar o mofo e o cheiro de poeira, em livros mais velhos.
Aprenda a tirar manchas dos livros Se ela aparecer na lateral, pegue uma lixa fininha e raspe a área afetada. Já para as de mofo, passe um pano com vinagre e em seguida algodão seco. Esses truques são bem eficazes. Só tome cuidado para não colocar líquido demais e fazer as páginas grudarem ou enrugarem.
Jornais têm uma maior tendência a amarelar, por isso, é bom guardá-los em caixas ou encaderná-los. A poeira que fica acumulada sobre o livro escurece o corte e pode se instalar no meio das folhas. Passe um espanador de plumas sobre os livros ao menos uma vez por semana.
Para remover os amarelados e manchas tudo o que vamos precisar é de uma lixa. O recomendado é lixa de madeira, mas podemos usar essas lixas de unha, que podem ser encontradas em qualquer farmácia por apenas 25 centavos (em média). Vá lixando até sair todo o amarelado e manchado, ou até você achar que está bom.
6 maneiras de combater as traças e proteger roupas e livros