Estas etapas são organizadas em uma folha A3, e deve obedecer os seguintes critérios.
O Relatório A3 é uma ferramenta muito útil para resolução de problemas e melhoria contínua. ... O formato do Relatório permite que todas as etapas de identificação, esclarecimento, análise e resolução do problema sejam documentadas em uma única folha de papel.
O MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) é um processo de melhoria que apresenta 8 etapas, sendo que cada uma delas contribui para a identificação dos problemas e a elaboração de ações corretivas e preventivas para eliminá-los ou minimizá-los.
O lean manufacturing tem como objetivo central evitar perdas e desperdícios que não agreguem valor ao processo produtivo e ao produto final. A abordagem da manufatura enxuta acontece por meio de uma análise das etapas produtivas, e de como as perdas pontuais podem ser solucionadas.
Quais são os 7 desperdícios da produção?
Acontece quando a empresa possui estoque(s) de produtos acabados ou semiacabados maior(es) que o mínimo necessário. De modo geral, esse desperdício representa a ocupação de grandes áreas, manutenção dos itens estocados, além de necessidade de inventários, entre outros.
As perdas podem ser classificadas em oito grandes grupos É possível exemplificar esse desperdício citando o transporte de peças erradas, o envio de materiais para o local errado ou na hora errada, ou o envio de documentos para lugares errados.
Confira as sete dicas do Sebrae:
Existem cinco etapas importantes no ciclo de Lean:
Pode ocorrer por problemas no balanceamento produtivo, setup longo, maquinário ou mão-de-obra com pouca flexibilidade, problemas no planejamento de volume de trabalho e seu seqüenciamento. Tempo e material gastos processando um produto não-conforme ou retrabalhando este.
Desperdício. Superprodução. Pode ocorrer por falta de layouts celulares, atividades que requerem grande movimentação executada por poucas pessoas, falhas na alimentação e disponibilização de recursos e informações. Desperdício.
Dentre as causas mais comuns do desalinhamento dos pneus estão: as batidas em obstáculos, o tráfego em locais de difícil acesso (como em vias cobertas por muita lama ou pedregulhos), ter passado sobre buracos, calibragem inadequada e o próprio desgaste da suspensão.
Como Saberei que o meu Carro precisa de alinhamento?
Segundo o engenheiro, é recomendado fazer uma verificação de alinhamento e balanceamento a cada 10 ou 15 mil km. Mas se o carro estiver se comportando bem, sem vibração ou sem sair da linha reta, não é necessário fazer a avaliação.
O alinhamento precisa ser feito a cada revisão determinada pelo fabricante, mesmo que o veículo esteja adequado. Da mesma forma, é fundamental fazer o processo após colisões contra quaisquer objetos, como pedras e guias, ou depois de ter passado por um buraco grande.
Os preços variam de acordo com o estabelecimento comercial e com os equipamentos que essa oficina possui. Assim, o serviço de alinhamento e balanceamento de pneus pode custar entre R$ 80 e R$ 250, dependendo do tipo de veículo.