Sabão caseiro em barra com óleo de cozinha Em um balde, dissolva a soda cáustica em 1 ½ litro de água quente. Adicione o sabão em pó e o restante da água quente, mexendo bem com uma colher de pau. Em seguida, adicione lentamente essa mistura ao óleo e mexa por 20 minutos. Misture a essência e coloque em formas.
O sabão em pedra que deixa a louça brilhante e perfumada é feito com o sebo de boi. Sim, aqueles caminhões que recolhem retalhos feios e malcheirosos nos açougues despejam sua carga em fábricas de produto de limpeza. A “mágica” transformação é operada pela soda cáustica, ou hidróxido de sódio.
Coloque o óleo morno no balde e junte a soda cáustica, o sabão em pó diluído em água e o vinagre. É obrigatório seguir essa ordem para que os resultados sejam satisfatórios. Depois, mexa o produto sem parar até a calda engrossar no fogão. Coloque em formas e deixe descansar por 24 horas antes de cortar em cubos.
A soda cáustica em escamas tem maior concentração e, consequentemente, mais poder de limpeza. É nessa apresentação que ela pode ser utilizada nas receitas de sabão caseiro.
Mexa com uma espátula grande e quando a soda estiver totalmente dissolvida, é hora de acrescentar o óleo usado. Continue mexendo bem durante cerca de 10 minutos, até formar uma mistura bem homogênea. Em seguida, dissolva o bicarbonato na água gelada e só então acrescente esse ingrediente na mistura.
6. Sabão Caseiro com Óleo e Detergente
O açúcar, que não é alcalino, ajuda o produto a não agredir a pele. E o sal é para dar mais brilho às peças de alumínio. Para o sabão ficar cheiroso, coloque essência ou até gotas de perfume.
Eu trouxe pra vocês. Todo mundo sabe que o açúcar ele ajuda muito aí na nossa limpeza, ainda mais faria a panela, gente, ele é um ótimo aí polidor, sem agredir as mãos, você vai conseguir o brilho que você quer nas suas panela, até porque ninguém precisa utilizar todo o vidinho de detergente, né?
Há indícios de que ele colabore com a digestão, o equilíbrio do colesterol e até a perda ou manutenção do peso. Entre as evidências mais recentes está a do seu apoio no controle do açúcar no sangue. Isto é, junto a um estilo de vida saudável, o vinagre agrega pontos à prevenção do diabetes tipo 2.
Essa solução é muito eficiente para eliminar a gordura acumulada em panelas, pratos e também pode ser usada para limpar os azulejos.
Modo de fazer:
Confundi-lo com sabão Vinagre é recomendado para a limpeza de diversos itens, mas ele não pode ser confundido com sabão. Agentes de limpeza alcalinos (mais básicos do que ácidos), como o detergente, foram feitos para limpar oleosidade, enquanto o vinagre terá pequeno ou nenhum efeito sobre ela.
Dissolva o bicarbonato e o vinagre em 500 ml de água. Em outro recipiente, misture o detergente, metade da solução de água com bicarbonato e mexa suavemente. Acrescente o restante da água e da solução de bicarbonato com vinagre . Aguarde 10 minutos, mexa bem e guarde em frascos com tampa.
Use vinagre como tratamento de fungos ou pulgões nas plantas. Experimente usar uma mistura de vinagre com água (através de um borrifador) para retirar pulgões e outros insetos que se manifestam como verdadeiras pragas nas folhas das plantas.
FUNGOS | Misture uma parte de vinagre em duas partes de água e borrife nas plantas para se ver livre dos fungos. Trocar o ingrediente por leite de magnésia também resolve o problema.
Devido à sua alta acidez, o vinagre de maçã é ideal para combater as infeções fúngicas, neutralizando os microrganismos sem danificar a pele. Para isso, dilua uma colher de sopa de vinagre em água. Aplique o liquido embebido num algodão na região afetada e deixe agir por pelo menos meia hora.
Produtos multiuso de limpeza, sabão em pó, saponáceo, detergente e desengordurante, por exemplo, só são eficientes contra as bactérias se houver no rótulo a presença de substâncias como quaternário de amônio, cloro, formol ou álcool com concentração igual ou superior a 70%.