O objetivo das URSI's é garantir a promoção e atenção integral à saúde do idoso mais fragilizado no nível secundário de assistência do SUS, para que o idoso permaneça na comunidade durante o maior tempo possível e com a maior capacidade funcional atingível, obedecendo aos protocolos de encaminhamento.
A Política Estadual de Saúde do Idoso, tem por objetivo garantir a Atenção Integral à Saúde das pessoas com 60 anos ou mais, promovendo a manutenção da capacidade funcional e da autonomia, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável.
Para isso deve-se conhecer as condições de saúde do idoso, estimular uma boa alimentação e hidratação, indagar sobre suas condições de saúde, interesses etc. O uso de álcool, tabaco e sexualidade também devem ser conversados com os idosos para uma melhor adequação dos tratamentos e orientações.
A Política Nacional de Saúde do Idoso tem como base a promoção do envelhecimento saudável, a manutenção e a melhoria, ao máximo, da capacidade funcional dos idosos, a prevenção de doenças, a recuperação da saúde dos que adoecem e a reabilitação daqueles que venham a ter a sua capacidade funcional restringida, de modo a ...
A finalidade primordial da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa é recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.
Assim, a PNSPI estabelece como suas diretrizes: Promoção do envelhecimento ativo e saudá- vel; Atenção integral, integrada à saúde da pessoa idosa; Estímulo às ações intersetoriais, visando à integralidade da atenção; Provimento de recursos capazes de assegurar a qualidade da atenção à saúde da pessoa idosa; Estímulo à ...
Nesse contexto, a política tem como principais diretrizes:
É uma ficha de arquivo com os dados do idoso. d. É um instrumento de orientação para o idoso com leis e procedimentos na área da saúde.
Os autores desse instrumento definiram pessoas idosas vulneráveis, como sendo pessoas com idade de 65 anos ou mais, que estão em risco aumentado de declínio funcional ou morte nos próximos dois anos1.
O VES-13 (Vulnerable Elders Survey-13) foi desenvolvido com o objetivo de identificar idosos vulneráveis residentes na comunidade. Os critérios estabelecidos pelos autores para definir vulnerabilidade foram: idade igual ou superior a 65 anos e alto risco de declínio funcional ou morte em dois anos(11).
5 doenças que mais acometem os idosos
O infarto é a doença que mais acomete idosos em todo o país, de acordo com cardiologistas de planos de saúde, essa desordem do coração atinge cerca de 11,8% dos idosos brasileiros.
Urgências e emergências são comuns em pacientes idosos. Mas quais são as mais comuns e como o cuidador deve lidar com elas?
Unidade: Doenças do sistema circulatório