Para resolver este problema existem algumas opções. Uma delas é a utilização de um redutor. Como o nome sugere, os redutores servem para reduzir a velocidade de um motor através de um processo mecânico. Grosso modo, os redutores possuem um eixo de entrada, um conjunto de engrenagens e um eixo de saída.
Pegue o potenciômetro coloque-o de frente para você, de modo que você veja o seu eixo giratório, no primeiro pino do lado esquerdo lique o fio positivo que vem das pilhas. No pino do meio lique o fio positivo do motorzinho. Agora ligue o fio negativo das pilhas no fio negativo do motorzinho e pronto!
Conecte os fios jumper médios na protoboard, um na coluna 42 que é a perna do meio do potenciômetro, no caso do fio azul conecte-o direto na perna do resistor, não é necessário conectar nem esta perna do resistor nem o fio azul na protoboard, a ligação é direta entre o fio azul e uma das perna do resistor.
Controle de Luminosidade de LED com Potenciometro O circuito usa um potenciômetro, ligado à entrada analógica 5, para controlar a luminosidade de LED ligado à porta 10. Conforme giramos o potenciômetro no sentido horário, a intensidade de iluminação do LED vai se aproximando do ponto máximo.
Para não haver margem de dúvidas, o melhor é agarrar no multímetro e medir o potenciómetro com o seu percurso no meio. Medimos as 2 extremidades. Se elas têm o mesmo valor, é um potenciómetro linear, se não, é um logarítmico.
Pontenciômetro A é o aumento do volume, no caso, é gradativo, enquanto que o B é praticamente de uma vez. Por exemplo: se você quiser fazer aqueles efeitos de violino, feito Malmsteen, o potenciometro B não é o mais indicado!
Normalmente é utilizado no Volume e muitos guitarristas gostam pelo efeito que proporciona no timbre quando usado na distorção. Quando diminuímos o volume, a distorção diminui e o timbre vai ficando mais “limpo”, ou melhor, com menos distorção. Letra B – Linear: É o potenciômetro que fecha o som mais lentamente.
Quanto maior o valor do capacitor, mais baixo é o seu ponto de corte de frequências, ou seja, maior a amplitude de frequências agudas que ele filtra. O potenciômetro de tonalidade tem a função de controlar o quanto do sinal vai para o capacitor. ... Mas não deixa o restante das frequências "escoarem" pelo terra.
Quem nunca notou que ao abaixar o volume da guitarra, enquanto está tocando, ocorre uma mudança no timbre com perda de frequências, mais precisamente, um “abalo” nos Agudos? A modificação Treble Bleed serve para amenizar este fenômeno, ou seja, diminuir a perda das frequências mais altas.
Quando diminuímos o volume, a distorção diminui e o timbre vai ficando mais “limpo”, ou melhor, com menos distorção. Letra B – Linear: É o potenciômetro que fecha o som mais lentamente. Quando você gira o knob até a metade do seu curso, ele fechará metade do som.
O controle de tone é um potenciômetro acoplado a um capacitor, que, ao ser acionado passa gradativamente o sinal por esse capacitor, cortando determinadas frequências (agudas), deixando o som mais grave (ou menos agudo, como queira).
O botão do tom já é um pouco diferente. Basicamente, é um potenciómetro que, todo aberto, deixa passar o máximo de frequências; no mínimo, corta as frequências médias e agudas.
Como fazer isso? Apenas aperte os parafusos das molas que ficam atrás da guitarra e os parafusos da ponte até a imobilidade completa da ponte. Nas pontes fixas simplesmente devemos regular a altura das cordas e as oitavas.
A Chave Seletora de Posições ou a Chave Seletora de Captadores é uma peça que existe na Guitarra. Essa peça é pequena, e se localiza no corpo da Guitarra, variando as posições de instalação de acordo com o modelo da Guitarra. Essa Chave serve para selecionar determinado captador ou fazer combinações entre eles.
Uma chave seletora é um componente elétrico que controla o fluxo de eletricidade que passa por um circuito, por meio de uma alavanca mecânica que é controlada manualmente.
Pega 2 alicates, sendo 1 de bico e os cobre na parte de metel com algum tipo de tecido pra não arranhar. O de bico, vc firma na parte metálica e o outro no knob. Sem dar porrada, tenta movimentar a bolinha no sentido da metal, pra traz e pra frente para tentar soltar. Isso é algo sutil!!!
Para verificar os potenciômetros você deve plugar a guitarra no amp, em volume moderado, então zere o volume do instrumento e vá aumentando gradativamente até o fim (sem soar as cordas) e escute se apresenta ruído. Pode fazer o mesmo teste com os potenciômetros de tonalidade e chave da guitarra.
Um luthier de cordas, além de trabalhar no conserto de instrumentos, pode também fazer upgrades (troca de captadores e ferragens) e até construir uma guitarra do zero. O preço normalmente cobrado para conserto de guitarra varia entre R$ 70 e R$ 200.
O trastejamento acontece quando a corda, vibrando, toca no traste subsequente. O resultado é aquele som “engasgado” e embolado. Segundo o luthier Eduardo Cordeiro, esse problema tende a acontecer com o passar do tempo – que naturalmente desgasta algumas peças de qualquer instrumento.
Significado de trastejar Negociar em trastes, em coisas de baixo valor. Cuidar de trastes ou objetos caseiros; fiscalizar as atividades domésticas.