A coleta da primeira etapa do Censo Escolar 2023 começou nesta quarta-feira, 31 de maio. Os responsáveis por declarar as informações devem preencher os formulários de modo on-line, no Sistema Educacenso, ou realizar a migração dos dados até 31 de julho. Nessa etapa da pesquisa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apura dados sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula. A última quarta-feira do mês de maio, Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica, é a data de referência para a declaração das informações.
Remanejamento é o procedimento disponível no Educacenso que permite vincular, no ano corrente, os alunos e os profissionais escolares informados no ano anterior na sua escola. Por meio do menu "Remanejamento", também é possível remanejar as turmas do ano anterior, juntamente com os seus dados, para o ano corrente.
Ao informar o CPF do aluno ou do profissional escolar, o sistema completará o preenchimento dos dados de nome, data de nascimento e nome da mãe conforme as informações constantes na base da Receita Federal. O campo nome ficará bloqueado e não poderá ser editado. Essa medida garante a unicidade do cadastro. Para alterar o nome do aluno ou do profissional escolar nesses casos, será preciso que a pessoa ou responsável legal atualize o seu cadastro na Receita Federal.
Sim, o usuário que não trabalha mais com o Censo Escolar deve perder imediatamente a permissão para acessar o Sistema Educacenso. Para isso, o superusuário da instituição no Educacenso deve clicar em “Pesquisar usuário” na aba “Usuário” (localizada na lateral esquerda do sistema), encontrar o usuário e o vínculo que deseja excluir e em seguida clicar em “excluir vínculo”.
Ao clicar na opção do menu “Admitidos após o Censo”, será apresentada a opção “Listar alunos admitidos”. Nessa funcionalidade, o sistema apresenta uma lista em ordem alfabética dos alunos admitidos após o Censo, com as opções de excluir e imprimir os dados de rendimento ou movimento do aluno.
A opção “Concluinte” é apresentada para as turmas que contenham alunos de anos ou séries finais com emissão de certificado da etapa: 9º ano do ensino fundamental; 3ª e 4ª séries e turma não seriada do ensino médio e do curso técnico integrado; educação de jovens e adultos (EJA) - anos finais e ensino médio; e educação profissional concomitante, subsequente e integrada à EJA. A coluna “Concluinte” é habilitada apenas para os alunos aprovados das etapas descritas acima. Deve-se informar se o aluno concluiu a etapa (Sim), ou se o aluno não concluiu, por dependência em alguma disciplina ou outro processo que impeça a conclusão (Não).
A escolaridade do gestor e do profissional escolar é declarada no campo “Maior nível de escolaridade concluído”, no qual poderão ser informadas as seguintes opções: “Educação superior” (poderão ser informados até três cursos superiores no campo “Dados do curso superior”), “Ensino médio”, “Ensino fundamental” e “Não concluiu o ensino fundamental”. Dessa forma, caso o gestor ou o profissional escolar em sala de aula estejam cursando o ensino superior, deverá ser declarado, como maior nível de escolaridade, o ensino médio.
Além disso, as escolas paralisadas que realizaram o fechamento do Censo Escolar na primeira etapa da coleta e as escolas novas que iniciaram suas atividades depois da data de referência do Censo Escolar 2022 (25 de maio de 2022) poderão admitir após os alunos que foram informados na primeira etapa em outras instituições.
- Plano Educacional Individualizado (PEI): instrumento de planejamento pedagógico a ser elaborado pelo professor da sala de aula comum/regular, com o suporte do(s) professor(es) do AEE e da equipe escolar. Esse documento tem o objetivo de propor, planejar e acompanhar a realização das atividades pedagógicas e o desenvolvimento dos estudantes da Educação Especial para que seja garantida a qualidade na formação escolar, atendendo às singularidades do educando e potencializando as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento.
Quando a escola “Y” tentar vincular o aluno no mesmo dia da semana e horário do vínculo da escola “X”, o sistema apresentará a mensagem: “Aluno já vinculado em outra escola no mesmo horário! (Identificação da outra escola Código - Nome - UF - Município - DDD/Telefone - Dia e Horário - Modalidade/Etapa ou tipo de atendimento (Atividade Complementar ou AEE))”. Dessa forma, o usuário deverá entrar em contato com a outra escola e solicitar que retire o vínculo do aluno. Em casos de discordância entre as escolas, a documentação comprobatória deverá ser encaminhada à coordenação estadual do Censo Escolar.
O usuário deverá acessar o menu "Remanejamento", na lateral esquerda da tela do Sistema Educacenso, depois em “Aluno” ou “Admitido após o Censo”. Em seguida, na lista de turmas apresentada, escolher a turma ou modalidade/etapa que contém os alunos que deseja remanejar e clicar em "Visualizar alunos".
Saiba mais sobre o Censo Escolar
O usuário deverá selecionar o menu "Profissional Escolar" e, em seguida, o submenu “Pesquisar”. Ao localizar o profissional por meio da pesquisa, deverá selecioná-lo, clicar em "Vincular", preencher os dados solicitados e indicar a turma em que ele leciona. Caso queira vinculá-lo a outra turma, o usuário deverá clicar em “Adicionar vínculo” e preencher os dados solicitados. Após esses procedimentos, deverá clicar em "Enviar".
Texto foi aprovado no Senado e volta para nova análise da Câmara. Simplificação na tributação sobre o consumo e provocará mudança na vida dos brasileiros na hora de comprar produtos e serviços.
Essas informações são importantes para o cálculo das taxas de rendimento (aprovação, reprovação e abandono) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é um dos instrumentos utilizados para acompanhar o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) dos municípios, dos estados e do país. Além disso, essas informações são fundamentais para subsidiar a formulação de políticas públicas educacionais.
O encerramento do ano escolar no Sistema Educacenso pode ser solicitado após o usuário informar por completo os dados de movimento ou rendimento dos alunos de todas as turmas da escola. Essas turmas ficarão assinaladas com um ícone verde, indicando que todos os alunos estão com a situação informada, considerando também a admissão dos alunos que entraram na escola após a data de referência do Censo Escolar (25 de maio de 2022). Além disso, é importante realizar a conferência dos dados declarados, por meio dos relatórios disponíveis no módulo Situação do Aluno, antes de realizar o encerramento do ano escolar.
Não. Na coleta da Situação do Aluno, só é possível bloquear o acesso do antigo gestor escolar aos dados da escola. Para isso, o superusuário da escola deverá seguir os seguintes passos: acessar o menu “Usuário”, depois “Pesquisar usuário”. Preencher os dados do usuário que deseja bloquear e clicar em “Pesquisar”. Em seguida, deve-se localizar o usuário e clicar em “Editar vínculo”, “Bloquear vínculo”, “Sim” e “Salvar alterações dos vínculos”.
ATENÇÃO: Para que a turma seja considerada bilíngue, é necessário que ofereça as duas línguas, ou seja, tanto a Libras, como primeira língua, quanto a língua portuguesa, como segunda, para a escrita. Caso a opção não tenha sido marcada no campo “Áreas do conhecimento/componentes curriculares”, o sistema emitirá um aviso. Logo, é importante que seja verificado no “Formulário de Turma” se foi declarada no campo “Áreas do conhecimento/componentes curriculares” a informação “Português como segunda língua” para turmas de escolarização ou de escolarização mais atividade complementar.
- Desenvolvimento de vida autônoma: consiste no desenvolvimento de atividades, realizadas ou não com o apoio de recursos de tecnologia assistiva (TA), visando o aproveitamento, pelos alunos, de todos os bens sociais, culturais, recreativos, esportivos, entre outros, e de todos os serviços e espaços disponíveis no ambiente escolar, com autonomia, independência e segurança.
Os alunos de tempo integral (aqueles que permanecem na escola em atividades escolares com duração igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais) poderão ser informados das seguintes maneiras:
O Educacenso é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada. Todo o levantamento é feito pela internet.
Começou, nesta quinta-feira, 22 de abril, o período para conferir, confirmar e retificar as informações referentes à segunda etapa do Censo Escolar 2020. As escolas têm até 7 de maio para conferir e, caso necessário, alterar os dados no Sistema Educacenso.
Censo – Principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas ...
Finalidade – O Censo Escolar é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como das escolas e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas.
Objetivo: O Censo Escolar da Educação Básica é uma pesquisa declaratória realizada anualmente pelo MEC/INEP/DEEB em parceria com as Secretarias de Educação estaduais e municipais, que levanta informações estatístico-educacionais sobre a educação básica brasileira.
O Censo Demográfico tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de ...
O Censo Demográfico é uma ferramenta de coleta de dados sobre a população. No Brasil, o Censo Demográfico é desenvolvido a cada dez anos e em 2020 haveria um novo recenseamento, o qual foi adiado para 2021 por conta da pandemia de COVID-19 no mundo. ...
O Censo demográfico fornece informações que permitem avaliar a evolução do quantitativo da população ao longo do tempo. Mostrando fluxos migratórios, crescimento e decréscimo da população a nível municipal, estadual e federal. É a principal fonte de dados da situação de vida da população brasileira.
O Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada.
O censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a uma população que possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas. Esse estudo é realizado, normalmente, de dez em dez anos, na maioria dos países.
O censo demográfico é a fonte principal de conhecimentos acerca das condições de vida dos habitantes de uma nação. No Brasil, é realizado a cada 10 anos, sendo idealizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.
O Censo Demográfico é uma pesquisa sobre a população de um país ou determinado território com base no levantamento de inúmeras informações, como quantidade de habitantes, onde e como essas pessoas moram, com o que trabalham e por aí vai.
O que é o Censo? - A palavra censo vem do latim census e quer dizer "conjunto dos dados estatísticos dos habitantes de uma cidade, província, estado, nação".
A palavra censo, quando grafada com a letra C é a mesma coisa que recenseamento, ou seja, é um conjunto das operações que consistem em recolher, agrupar e publicar dados demográficos, econômicos e sociais relativos a um momento determinado ou em certos períodos, a todos os habitantes de um país ou território.
Um censo é o exame de todos os elementos de uma população ou universo. ... A finalidade da amostragem é fazer generalizações sobre um universo ou uma população grandes sem precisar examinar todos os componentes do grupo.
A densidade demográfica é uma medida da distribuição espacial da população e permite o estudo da concentração ou dispersão dessa população no espaço geográfico considerado. ... Directoria Geral de Estatística, [187?] -1930, Recenseamento do Brazil 1872-1920; IBGE, Censo Demográfico 1940-2010.
Para sua elaboração, foram hierarquizadas 10 classes de densidades demográficas, permitindo-se identificar desde setores de baixíssima densidade populacional (até 1 habitante/km²) até aqueles de densidade mais elevada (100 hab/km² em diante). ...
Densidade Demográfica: O cálculo da densidade demográfica, também chamada de população relativa de uma região é considerada uma aplicação de razão entre duas grandezas. Ela expressa a razão entre o numero de habitantes e a área ocupada em uma certa região.