Os principais sintomas de TDAH incluem dificuldade para prestar atenção em detalhes e/ou manter o foco, não conseguir concluir tarefas, esquecer-se de compromissos, perder objetos, falar excessivamente e aparentar agitação frequente.
Tarefas como preparar relatórios, fazer trabalhos escolares ou lição de casa e preencher formulários, tendem a ser evitadas em caso de TDAH por serem menos motivadoras e exigirem atenção constante.
O tratamento do TDAH geralmente envolve uma abordagem multimodal, que pode incluir terapia comportamental, intervenções educacionais, mudanças no estilo de vida e, em alguns casos, medicações.
O DSM especifica que os sintomas não podem ser explicados por outro transtorno mental (como transtorno de humor, transtorno de ansiedade, transtorno dissociativo ou transtorno de personalidade). Os sintomas não acontecem apenas durante a esquizofrenia ou outro transtorno psicótico, por exemplo.
O diagnóstico correto e preciso do TDAH requer uma avaliação detalhada, por meio de uma entrevista longa, conduzida por um profissional médico especializado (como um psiquiatra, neurologista ou neuropediatra).
Ao fazer um diagnóstico, o médico de qualquer especialidade utiliza de diversos recursos para chegar a uma conclusão. Diretrizes de diagnóstico ajudam a determinar se a criança ou adulto que atendem a certos critérios clínicos podem ou não estar relacionados a um determinado quadro clínico.
Além disso, os sintomas do TDAH tendem a se manifestar em mais de um ambiente, como na escola, em casa ou na igreja, e, principalmente em caso de crianças, podem ser desgastantes para os pais, cuidadores ou professores devido à hiperatividade. Saiba mais sobre os principais sintomas do TDAH.
Devido à dificuldade de atenção, a pessoa com TDAH pode parecer não escutar quando é chamada ou estão falando consigo, aparentando estar frequentemente com a cabeça distante, mesmo sem qualquer distração óbvia.
Muitas pessoas também procuram por teste de TDAH online grátis. Existem e tem sua validade. Porém, sempre importante lembrar que não tem validade de diagnóstico isoladamente, servindo apenas de auxílio diagnóstico.
Em caso de suspeita de TDAH, para adultos é recomendado consultar um neurologista ou psiquiatra, que são os médicos mais indicados para avaliar os sintomas de desatenção e/ou hiperatividade e seus impactos na vida da pessoa.
Embora não se conheça a causa exata das alterações no desenvolvimento do cérebro que levam ao TDAH, sabe-se que é mais comum em caso de histórico de TDAH na família, baixo peso ao nascer, prematuridade e deficiências de nutrientes, como zinco e ferro.
Pessoas com TDAH tendem a ter dificuldade para prestar atenção em detalhes e, por isso, podem também cometer erros por descuido no trabalho e tarefas escolares, por exemplo.
Para saber se é TDAH é importante consultar neurologista ou psiquiatra e, em caso de crianças, um neuropediatra ou psiquiatra infantil. O diagnóstico normalmente é feito levando em consideração os sintomas, suas características e impacto nas tarefas diárias.
O diagnóstico de TDAH exige uma avaliação abrangente. No entanto, para aqueles que estão com dificuldades acadêmicas, financeiras, profissionais, em sua vida pessoal e cotidiana, o diagnóstico pode ser, sim, um divisor de águas e o reinício de uma nova etapa da vida, com mais satisfação e melhor qualidade de vida, desde que o diagnóstico e tratamento sejam corretos.
Os sintomas do TDAH começam na infância e, embora normalmente diminuam na medida em que a criança cresce, tendem a persistir na vida adulta, especialmente a dificuldade para prestar atenção.
O TDAH, ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, é uma alteração do desenvolvimento neurológico e, embora os sintomas tenham início na infância, normalmente diminuem à medida que a criança cresce. Entenda melhor o que é o TDAH.
Especialmente crianças e adolescentes com TDAH se esquecem de ordens dadas pelos pais, como guardar os brinquedos e jogos, arrumar a cama, tomar banho e escovar os dentes.
Leia também: 14 séries e filmes sobre TDAH e outras neurodivergências: conheça mais sobre o assunto!
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
O TDAH também pode fazer com que a pessoa se distraia facilmente com barulhos, conversas e/ou movimentos no ambiente, por exemplo. Além disso, pensamentos não relacionados com a tarefa sendo realizada tendem a surgir com frequência.
O TDAH, ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, é caracterizado por sintomas de desatenção e/ou hiperatividade, como se distrair com frequência, não conseguir completar tarefas no tempo determinado, dificuldade para manter o foco e agitação constante.
O diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças, adolescentes e adultos envolve várias etapas. Não existe nenhum teste para TDAH definitivo ou on-line. Estes questionários também não tem validade legal ou para efeito de qualquer tipo de comprovação diagnóstica, servindo apenas como auxiliares à população no intuito de informar e de sugerir uma avaliação médica mais criteriosa.
Além disso, em caso de crianças e adolescentes, o mais indicado é procurar um neuropediatra ou psiquiatra infantil, que podem avaliar melhor as alterações do comportamento e descartar doenças, como deficiência intelectual e autismo.