Fixação. A fixação deve ser realizada perfurando a telha ondulada e também a estrutura, sempre com o cuidado de utilizar as brocas apropriadas para cada superfície. Ao fixar os parafusos galvanizados com conjunto de vedação, certifique-se de não apertá-los excessivamente, evitando assim trincar as telhas.
Uma recomendação é usar uma manta térmica que é colocada entre as telhas e o madeiramento do telhado. Essa manta é fabricada com alumínio e como sabemos este material é isolante térmico. Desta forma, quando se coloca a manta no telhado ele não impede que as telhas aqueçam, mas impede que o calor gerado pelo sol nas telhas passam para dentro da casa. Na verdade não ocorre um bloqueio total, mas a manta irá minimizar bastante os efeitos dos raios solares e consequentemente o calor interno.
Sua composição deve ter fibras sintéticas como o PVA ou o polipropileno e celulose. Se optar por esse modelo, certifique-se que o modelo comprado passa longe do amianto. Elas são leves e mais baratas quando comparadas aos outros modelos existentes, mas absorvem muito calor e deixam o ambiente quente.
Além disso, ao conhecermos as alternativas seguras e ecológicas disponíveis, como telhas de cerâmica, concreto, metal, fibrocimento sem amianto, PVC e outras opções sustentáveis, abrimos caminho para uma construção mais responsável, eficiente e comprometida com a sustentabilidade do nosso planeta.
As telhas de PVC são uma alternativa cada vez mais popular, pois são leves, fáceis de instalar e possuem propriedades isolantes. São resistentes à corrosão, ao fogo e à umidade. Além disso, são 100% livres de amianto.
São fabricantes diferentes e portanto cada fabricante tem seus próprios processos e criam produtos com algumas diferenças dos outros, mas creio que nenhuma diferença significativa. É claro que comercialmente falando sempre haverá alguma diferença ou diferencial apontado pelo fabricante, logista ou outro profissional envolvido na venda, distribuição ou uso.
O amianto é um elemento perigosíssimo que deve ser substituído imediatamente, uma vez que representa perigo iminente para a saúde de quem convive com o material. Uma vez inalada, a fibra do amianto não sai mais do corpo. As doenças causadas por esse elemento podem levar anos para se manifestar.
Como as telhas de fibrocimento são leves, é possível optar por madeira laminada colada ou eucalipto tratado – ambas de custo mais baixo –, a depender da avaliação de um profissional experiente sobre o tipo mais compatível à carga total do telhado projetado.
Contudo, estudos científicos ao longo do tempo trouxeram à tona sérias preocupações com relação à segurança e impactos na saúde associados à presença do amianto em materiais de construção.
Ao optar por essas alternativas para as telhas de amianto, estaremos trilhando um caminho mais seguro, saudável e ambientalmente consciente, tornando-nos agentes ativos na construção de um futuro melhor para as gerações presentes e futuras.
O uso de telhas de amianto pode ter sérias consequências para a saúde pública, levando a doenças respiratórias graves e cânceres, além de causar impactos ambientais significativos.
Telhas de fibrocimento São bastante populares e chegaram ao mercado para substituir as antigas telhas de amianto. Sua composição deve ter fibras sintéticas como o PVA ou o polipropileno e celulose. Se optar por esse modelo, certifique-se que o modelo comprado passa longe do amianto.
A ABITELHA – Associação Brasileira da Indústria de Telhas de PVC representa fabricantes nacionais do produto e, na condição de membros parceiros, indústrias fornecedoras de matéria-prima, equipamentos ou serviços para o setor
Em novembro de 2017, por 7 votos a 2, os ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram que a produção, a comercialização e o uso do amianto para a fabricação de telhas e caixas d´água estão proibidos no Brasil.
Algumas empresas desenvolveram telhas feitas a partir de materiais reciclados, como plásticos reciclados ou papelão. Essas telhas são amigas do meio ambiente e evitam o descarte de resíduos plásticos.
Durante a retirada da cobertura, deve-se usar máscaras e tomar todo o cuidado do mundo para não aspirar o pó que se solta do manuseio das telhas e evitar que elas se quebrem soltando pó. No texto acima, vimos como substituir telha de amianto e que não há necessidade de se submeter ao seu uso e correr risco de vida.
Fibrocimento era um composto de cimento com 10 a 15% de fibra e amianto, muito usado para a fabricação de telhas e outros produtos usados geralmente na construção civil. As telhas de fibrocimento são bastante comuns no Brasil, especialmente em construções mais simples, já que o seu custo é inferior aos demais tipos de telhas.
Para isso, contrate um empreiteiro qualificado para realizar o trabalho – não tente remover a telha de amianto sozinho. Também é importante observar que os materiais de construção que contêm amianto não podem ser descartados em aterros sanitários, mas sim, somente em locais destinados a produtos perigosos.
Os trabalhadores da construção civil e outras indústrias que manipulam materiais de amianto estão particularmente expostos aos riscos à saúde associados ao amianto, uma vez que podem inalar as fibras durante a instalação, reparação ou demolição de estruturas que contenham esse material.