Como calcular meu? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Assim, para encontrar o valor de alguma potência de i, basta dividir seu expoente por 4. Ela terá o mesmo resultado que i elevado ao resto da divisão. Por exemplo: i130.
Como calcular os números complexos?
Os números complexos são escritos na sua forma algébrica da seguinte forma: a + bi, sabemos que a e b são números reais e que o valor de a é a parte real do número complexo e que o valor de bi é a parte imaginária do número complexo. Podemos então dizer que um número complexo z será igual a a + bi (z = a + bi).
Como fazer a divisão de números complexos?
Para calcular a divisão de números complexos que ocorre em z, multiplicamos o numerador e o denominador de z pelo conjugado do denominador, isto é:
z = 1 + 2i . 1 + i. 1 – i 1 + i.
z = (1 + 2i).(1 + i) (1 – i).(1 + i)
z = 1 + 2i + i + 2.i² 1 – i²
z = 1 + 3i – 2. 1 – (– 1)
z = – 1 + 3i. ...
z = – 1 + 3 i. 2 2.
Como calcular o argumento?
Para encontrar o valor do argumento de um número complexo, denotado por arg(z), utilizamos as razões trigonométricas para calcular o seno do ângulo θ e o cosseno do ângulo θ, conhecendo o valor do seno e do cosseno.
Como calcular I³?
Tem mais depois da publicidade ;) Para descobrir, por exemplo, qual era o valor da potência i243, basta observar o seguinte: nas potências acima elas repetem-se de 4 em 4, então basta dividirmos 243 por 4, o resto será 3 então i243 será o mesmo que i3, portanto i243 = - i.
Como fazer a divisão de números inteiros?
Multiplicação e divisão de números inteiros:
Sinais iguais na multiplicação ou na divisão sempre resultam em sinal positivo. Regra do sinal: (+) . (+) = (+) → Operação de Multiplicação. ...
Sinais diferentes na multiplicação ou na divisão sempre resultam em sinal negativo. Regra do sinal: (+) . (–) = (–)
Quais são as representações dos números complexos?
Os números complexos podem ser representados de três formas: a forma algébrica (z = a + bi), composta por uma parte real a e uma parte imaginária b; a forma geométrica, representada no plano complexo conhecido também como plano de Argand-Gauss; e a sua forma trigonométrica, conhecida também como forma polar.
Qual é o argumento z I?
O segmento de reta OP é chamado de módulo do número complexo. O arco formado entre o eixo horizontal positivo e o segmento OP, no sentido anti-horário, é chamado de argumento de z.
Qual o argumento principal?
Designa-se por argumento principal de um número complexo z (não nulo) o seu argumento que pertence ao intervalo ]−π,π]. O argumento principal de z=1−i é θ=−π4.
Como conjugar números complexos?
Dado um número complexo z = a + bi (em que a, b ∈ ), chama-se conjugado de z ao número complexo tal que = a - bi. Assim, z e são complexos conjugados se têm partes reais iguais e partes imaginárias simétricas.
Como calcular a forma polar de um número complexo?
z = ρ(cosθ + isenθ), onde ρ = |z| = √ a2 + b2 e tgθ = b a . Tal representaç˜ao é chamada de forma polar ou trigonométrica do número complexo z.
Como descobrir a forma trigonométrica?
Considere z = a + bi ≠ 0 a forma normal ou algébrica de um número complexo. Sabemos que o argumento de z satisfaz as seguintes condições: Observação: ρ é o módulo de z.