Há 3 modos diferentes para quem quer saber como calcular a altura de um triângulo equilátero: usando o Teorema de Pitágoras, usando a trigonometria no triângulo retângulo ou usando a fórmula própria h = x√3 / 2, em que h é altura e x é o lado do triângulo.
Encontramos a medida da altura de um triângulo através de um segmento de reta com origem em um dos vértices e perpendicular (forma um ângulo de 90º) ao lado oposto. O segmento AH tem origem no vértice A e é perpendicular ao lado BC, portanto, AH é a altura do ΔABC.
3. RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
A letra a é a medida da hipotenusa; As letras b e c são as medidas dos catetos; ... A letra n é a projeção do cateto AC sobre a hipotenusa; A letra m é a projeção do cateto BA sobre a hipotenusa.
Resposta. h = 12. Se a altura "h" equivale a 12, para achar os catetos é facil, só usar o teorema de pitágoras. a² = b² + c².
Relações Métricas e o Teorema de Pitágoras:
m e n: projeções ortogonais dos catetos sobre a hipotenusa. Para um triângulo retângulo ABC podemos estabelecer algumas relações entre as medidas de seus elementos: - O quadrado de um cateto é igual ao produto da hipotenusa pela projeção desse cateto sobre a hipotenusa.
Assim, o Teorema de Pitágoras pode ser enunciado como: A hipotenusa ao quadrado é igual a soma dos quadrados dos catetos. Primeiro calcularemos o valor da hipotenusa, que na figura está representado por y. 2) A medida da altura relativa à hipotenusa de um triângulo retângulo é 12 cm e uma das projeções mede 9 cm.