Como o Ideb é resultado do produto entre o desempenho e o rendimento escolar (ou o inverso do tempo médio de conclusão de uma série) então ele pode ser interpretado da seguinte maneira: para uma escola A cuja média padronizada da Prova Brasil, 4ª série, é 5,0 e o tempo médio de conclusão de cada série é de 2 anos, a ...
Desta forma, as taxas de rendimento escolar são calculadas como se segue: Taxa de Aprovação = [APR / (APR + REP + ABA)] x 100; Taxa de Reprovação = [REP / (APR + REP + ABA)] x 100; Taxa de Abandono = [ABA / (APR + REP + ABA)] x 100; Onde, Taxa de Aprovação + Taxa de Reprovação + Taxa de Abandono = 100.
Como o Ideb é calculado O Ideb é calculado a partir do cruzamento da taxa de aprovação com o desempenho escolar dos estudantes. Exemplos: - Numa escola cuja taxa de aprovação seja 0,9 e o desempenho escolar, 6, o Ideb será 5,4, na escala de 0 a 10. Como calcular: 0,9 x 6 = 5,4.
Sistema Ideb por Escola já está disponível
O governo federal disponibiliza acesso aos dados compilados pelo Censo Escolar no site do INEP: http://www.dataescolabrasil.inep.gov.br/dataEscolaBrasil/.
Para consultar o número do RA de alunos de escolas públicas, é necessário acessar o site da Secretaria da Educação do estado em que está matriculado. Em alguns estados, o RA pode ser consultado ao informar apenas o município, escola, nome do aluno, data de nascimento e nome da mãe.