Progresso e desenvolvimento são conceitos modernos, datam da Revolução Capitalista. ... Bury (2013 [1920], Introduction) associou a ideia de progresso aos tempos modernos, e assim a definiu: "Essa ideia significa que a civilização se moveu, está se movendo e mover-se-á na direção desejável".
O progresso científico passa a ser visto como o resultado progressivo de uma pesquisa coletiva e contínua. Ou seja, trata-se da ideia de um conhecimento científico oriundo da colaboração de diversas pessoas.
Basicamente, Pseudociência é toda prática ou crença que afirma ser verdadeira e científica mas que são incompatíveis com o método científico – ou seja, que não seguem os procedimentos super rigorosos que a ciência exige antes de considerar qualquer coisa como sendo um fato.
Com a eleição da Presidente Dilma Rousseff, o Brasil quis acelerar o passo para se tornar uma potência global.
Apesar das inúmeras críticas que recebeu ao longo de sua produção acadêmica, Thomas Kuhn produziu, inegavelmente, uma nova imagem acerca do progresso científico.
Thomas Kuhn foi um físico que desenvolveu a noção de paradigma, fundamental para uma nova compreensão do desenvolvimento da ciência.
A ciência normal é um conceito utilizado na obra de Thomas Kuhn e define o período durante o qual se desenvolve uma atividade científica baseada num paradigma. Esta fase ocupa a maior parte da comunidade científica, consistindo em trabalhar para mostrar ou pôr à prova a solidez do paradigma no qual se baseia.
A ciência normal traduz o estado da ciência em que o paradigma tem a aceitação da comunidade científica. ... Vemos então surgir um período de "ciência extraordinária", que se materializa numa "Revolução Científica".
"Talvez a ciência não se desenvolva pela acumulação de descobertas individuais" (Kuhn, 2011, p. 20). KUHN, T. S. ... d) Para realizar a história da ciência, é preciso entender que as teorias antigas são menos científicas que as teorias que surgiram depois.
Para Kuhn, a ciência é um tipo de atividade altamente determinada que consiste em resolver problemas (como um quebra-cabeça) dentro de uma unidade metodológica chamada paradigma. Este, apesar de sua suficiente abertura, delimita os problemas a serem resolvidos em determinado campo científico.
Ciência é o conhecimento que explica os fenômenos obedecendo a leis que foram verificadas por métodos experimentais. A ciência baseia-se na regularidade, na previsão e no controle de fenômenos que podem ser observados.
Significado de Ciência substantivo feminino Conhecimento profundo sobre alguma coisa. Utilização desse conhecimento como fonte de informação; noção: não tive ciência dos acontecimentos. Conhecimento ou saber excessivo conseguido pela prática, raciocínio ou reflexão.
A forma correta de escrita da palavra é ciente, com c inicial. A palavra siente, com s inicial, está errada. Sempre que quisermos referir que alguém é sábio, versado num assunto ou matéria, que está bem informado e que sabe alguma coisa, dizemos que a pessoa é ciente, ou seja, que tem ciência e conhecimentos.