Nos períodos de crise, ou seja, quando a dor é muito intensa, é interessante chupar gelo, pois o gelo além de aliviar a dor, ajuda a umedecer a boca, evitando a xerostomia, por exemplo.
Como tratar: o médico poderá orientar o uso de medicamentos antivirais, como Aciclovir, em comprimido ou pomada, para acelerar o processo de cura. Para aliviar a dor ou desconforto, pode também indicar preparações contendo anestésicos.
A Síndrome da Boca Ardente (SBA) é caracterizada por dor na cavidade oral, com ou sem sinais inflamatórios, mas sem lesões específicas. Acomete geralmente mulheres na faixa etária entre 40 a 60 anos.
Lesões na boca Lesões no céu da boca, como cortes ou feridas, causadas por alimentos duros ou refeições e bebidas muito quentes, podem causar dor e ardência, especialmente durante as refeições, ou quando se bebem líquidos, especialmente ácidos.
A queimação surge porque ao se ingerir algo muito quente, a temperatura pode acabar provocando uma queimadura na língua, lábios, gengivas ou bochechas. Além disso, alimentos ácidos, como as frutas cítricas por exemplo ou comidas muito picantes, podem lesar a língua e causar uma sensação de queimação.
O ressecamento dos lábios pode ser por diversos fatores como clima frio ou seco, exposição ao sol, uso de alguns medicamentos, alergia a algum alimento ou até mesmo a algum creme dental. Beber bastante água é fundamental, e tbém usar hidratante labial cicatrizante, como Bepantol Derma.
Porque eles não têm queratina. Os lábios são considerados semimucosas, uma transição entre a pele e a mucosa. Como eles não têm o escudo natural de queratina nem estão constantemente umedecidos, como a mucosa oral (o lado de dentro da boca), acabam ficando mais expostos ao frio.
A queimadura na língua é algo que acontece muitas vezes quando se ingerem bebidas ou comidas muito quentes, como chá ou café quente, por exemplo. Quando isto acontece, surge sensação de queimação, dor, vermelhidão, aumento da sensibilidade, inchaço ou, até mesmo, descoloração da língua.
Língua pilosa O problema pode ser causado por má higiene, tabagismo, infecções e reação adversa a alguns medicamentos. Seu tratamento é simples, sendo necessário apenas focar na higiene bucal, suspender o uso de tabaco e consultar um médico para substituir medicamentos, caso essa seja a causa.
Entenda os cuidados específicos da língua “O correto em relação à manutenção da higiene é pelo menos uma escovação do dorso lingual diária”, recomenda Dulce. Não se esqueça também de escovar os dentes e passar o fio dental regularmente, para evitar a proliferação de bactérias indesejadas na boca.
A boca seca (xerostomia) pode ser ocasionada por diversos fatores. Alguns medicamentos como descongestionantes, analgésicos, diuréticos, remédios para pressão alta e depressão podem alterar a produção de saliva. A menopausa também pode afetar as glândulas salivares devido as mudanças nos níveis de hormônio.