Se você também tem medicamentos que precisam ser tomados de 8 em 8 horas, é possível organizar alguns horários que não interferem no sono. Por exemplo: tomar o medicamento às 6h, 14h e 22h. Para os medicamentos que devem ser tomados de 6h em 6h, a melhor opção é: 6h, 12h, 18h e meia noite.
Os medicamentos com a frequência de 24/24 horas Geralmente, é escolhido um horário entre o de 10h ou 22h para realizar a administração dependendo das recomendações do fármaco. Isso também são protocolos individuais que na qual podem mudar de acordo com a instituição.
Medicamentos de administração diária, semanal e mensal. Administrar dentro de 2 horas antes ou após o horário aprazado. Medicamentos prescritos com frequência maior do que uma vez ao dia, mas menor do que seis vezes ao dia (a cada 4 horas). Administrar dentro de 1 hora antes ou após o horário aprazado.
No momento do preparo e administração de medicamentos é importante que enfermeiro fique atento e leve em consideração o conceito dos 9 certos:
Adrenalina é um importante agente terapêutico em pacientes com parada cardíaca, este e outros agonistas α aumentam a pressão diastólica e melhoram o fluxo coronariano, além de ajudar a preservar o fluxo sanguíneo cerebral durante a reanimação.