No ano de 1808, Dalton propôs a teoria do modelo atômico, onde o átomo é uma minúscula esfera maciça, impenetrável, indestrutível, indivisível e sem carga. Todos os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos. Seu modelo atômico foi chamado de modelo atômico da bola de bilhar.
Os postulados de Bohr são os seguintes: Os elétrons percorrem órbitas circulares ao redor do núcleo, denominadas órbitas estacionárias. Cada órbita circular apresenta uma energia constante. Logo, os elétrons não absorvem nem emitem energia ao descreverem uma órbita estacionária.
Os modelos atômicos tentam explicar como a matéria é construída e organizada para que possamos entender melhor como ocorrem os fenômenos da natureza. ... Os filósofos gregos primeiramente propuseram a ideia de que a matéria era formada de partículas bem pequenas e que essas partículas eram indivisíveis.
Dalton os representava como uma esfera maciça e indivisível. Atualmente representamos como um núcleo onde se encontram os prótons e os elétrons, e em volta fica a eletrosfera, com os elétrons girando ao redor do núcleo.
Resposta: para Thompson o átomo era divisível, contrariando o que Dalton disse, pois para ele (Thompson) o átomo seria uma esfera carregada positivamente que, para tornar-se neutra tinha elétrons em sua superfície.