Receber, obter, alcançar.
E termina dizendo: «Em geral, empregam-se os dois pontos em seguida às expressões: a saber, o seguinte, tais são por exemplo (p. ex.), verbi gratia». Em presença desta doutrina, com a qual concordo, saiu-me o tal atrevido «sem pés nem cabeça», que já retirei.
Como usar a vírgula corretamente nos seus textos
Pois bem, existem algumas regras para o uso da vírgula, e elas são baseadas na gramática.
Quando NÃO usar a vírgula: 1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).
No geral, para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do ponto de exclamação e de interrogação, por exemplo. Além de pausa na fala e entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios. Não pare agora...
Usualmente, os sinais de pontuação que mais se destacam são: ponto-final, ponto e vírgula, ponto de exclamação, interrogação, dois-pontos, travessão, reticências, aspas, parênteses, vírgula e colchetes.
O ponto de exclamação (!), também chamado de ponto de admiração, é um sinal gráfico utilizado na produção de textos. De tal modo, o ponto de exclamação é um sinal de pontuação utilizado para exclamar algo.
Pontuar adequadamente pode parecer difícil para algumas pessoas, mas há algumas dicas de pontuação muito simples de seguir e que podem salvar o texto:
Faça uma lista de rimas perfeitas.
As principais características dos poemas. Os principais elementos que compõem um poema são o verso, a métrica, a estrofe, a rima e o ritmo.