Podemos citar como exemplos de geradores elétricos:
Outra grande diferença entre o gerador ideal e o real é que no modelo ideal a tensão é sempre constante, independentemente da corrente elétrica, o que não acontece no modelo real.
São dispositivos destinados a manter uma diferença de potencial entre os dois pontos aos quais estão ligados; têm como função básica aumentar a energia potencial das cargas que os atravessam. Exemplos: baterias e pilhas.
Os receptores elétricos são dispositivos que transformam energia elétrica em outra forma de energia. ... Um exemplo de receptor é o motor elétrico que transforma energia elétrica em energia mecânica, sendo a base para o funcionamento de vários aparelhos, como os ventiladores, batedeiras, liquidificadores etc.
Sete aparelhos elétricos com consumo surpreendente de eletricidade --e como reduzi-lo
Aparelhos eletronicos podem ser classificados pelo tipo de corrente que o atravessa (contínua ou alternada) e pela forma como a energia é consumida (motores ou resistores). Um aparelho elétrico transforma a energia elétrica (que é a energia cinética das cargas elétricas em movimento) em outras formas de energia.
Todo aparelho elétrico que transforma energia elétrica em outra forma de energia, que não seja somente energia térmica, é denominado aparelho receptor de energia. É cada vez maior o número de alunos que se desinteressam pelas aulas de Física.
Vamos então para a lista desses materiais:
Um circuito constituído de lâmpada, pilha e fios, quando ligados corretamente, formam um circuito fechado. Quando ligamos os aparelhos elétricos em nossa casa e eles funcionam, podemos garantir que fazem parte de um circuito fechado quando passa corrente elétrica através de seus fios.
Ligando aparelhos 110V em tomadas 220V Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.
O que vai definir sua compra é a potência do aparelho a ser ligado. Se você precisa transformar a voltagem de um aparelho doméstico de 220v para 110v ou vice-versa, o autotransformador é o mais indicado. Uma dica: se você se mudou recentemente de casa e não tem indicação das potências nas tomadas, não passe apuro.
Se você ligar um aparelho fabricado para 220 V em uma tomada 110 V, provavelmente ele não funcionará corretamente. No caso de ser um dispositivo mecânico, como um ventilador, deve funcionar com uma potência menor do que a correta, não chegando ao efeito desejado.