Adam Smith
Adam Smith é considerado o pai do liberalismo, sendo um dos pensadores e economistas mais importantes da história. ... Isto porque a principal obra de Adam Smith, “A Riqueza das Nações”, contribui de forma preponderante para alguns conceitos que são utilizados na sociedade moderna.
Falando da classe dos rentistas, ou seja dos proprietários de terras, Adam Smith afirmava: “É a única das três classes, que sua renda não lhe custa trabalho, nem cuidados , mas vem a eles, por assim dizer, por conta própria e independente de qualquer plano ou projeto próprio.
Para Adam Smith, o Estado possui apenas três deveres: a defesa da sociedade contra os inimigos externos, a proteção dos indivíduos contra as ofensas mútuas e a realização de obras públicas que não possam ser realizadas pela iniciativa privada (BOBBIO, 1992).
A teoria liberal é aquela que defende o estado, com o intuito de conseguir o que deseja. De maneira que interfere na economia do país, e desfaz-se das forças físicas.
corrente liberal ou estado liberal: o estado deve agir como mediador dos conflitos entre diversos grupos sociais. sua função é, portanto, a de alcançar a harmonia entre os grupos rivais, preservando os interesses do bem comum.
O social liberalismo, liberalismo social, novo liberalismo, ou liberalismo moderno é um desenvolvimento do liberalismo no início do século XX que, tal como outras formas de liberalismo, vê a liberdade individual como um objetivo central. ... podem ser tão prejudiciais para a liberdade como a compulsão e coação.
O filósofo inglês John Locke é o criador do liberalismo político clássico.
Nascido em Wrington, na Inglaterra, em 29 de agosto de 1632, John Locke é considerado o pai do liberalismo político e do empirismo inglês. ... Por defender a Monarquia constitucional e representativa, passou vários anos na França e na Holanda como exilado político.