Letra E: A palavra “aguei”, de acordo com as regras de divisão silábica, é dissílaba, já que não são separados os ditongos e tritongos orais: “a – guei” (ato de jogar água).
1 Molhar com água ou outro líquido; regar: Aguar as plantas. 2 Misturar água com qualquer outro líquido: Aguar o vinho. 3 Alterar ou falsificar um líquido, em geral bebida, com a adição de água: Aguaram o leite.
Substância líquida, incolor e inodora, composta de hidrogénio e oxigénio. Qualquer líquido, em que água é parte principal.
Entre outros significados, quer dizer exactamente isso, em linguagem popular: ficar com água na boca; ter salivação, pelo desejo de certa comida, ou simplesmente comida, regista o dicionário Aurélio; sentir crescer água na boca (saliva) à vista de uma guloseima, descreve-se no dicionário da Porto Editora.
Esses sintomas – febre, dor de cabeça, náusea etc. – são reações químicas causadas pelo “cérebro emocional”, composto de hipotálamo, amígdala e hipocampo. Mas o que também pode acontecer é a criança forjar alguns sintomas para fazer os pais cederem.
Significado de aguar Borrifar com água; regar, molhar: aguar as plantas.
Borrifar com água; regar, molhar: aguar as plantas.
A palavra "rio" possui duas sílabas, ou seja, é dissílaba. Trata-se de um substantivo masculino , cujo plural é "rios". É um hiato (duas vogais em sílabas diferentes).
resfriado,luar,boa,riacho,criatura,rio,álcool - todas são hiatos,pois ficam separadas as vogais quando separamos as palavras em sílabas. primeiro,raiva,gratuito,canário- são ditongos,encontro de vogais + semivogais ou semivogais + vogais.
Separando as sílabas, temos: "ca-ná-rio".
É uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba.
adjetivo Que se resfriou, que sofreu resfriamento; muito frio. substantivo masculino Indisposição física causada por súbito resfriamento do corpo decorrente de falta de agasalho, golpe de ar etc., e que tem como consequência a formação de catarro, coriza, tosse etc.: pegar um resfriado.
infeção. Permanência no organismo de um microrganismo estranho (bactéria, fungo, parasita ou vírus) capaz de se multiplicar e provocar doenças ou alterações patológicas de maior ou menor gravidade. Infeção microbiano adquirida através do ar e dos agentes infetantes nele contidos.
adjetivo Relacionado à respiração, especialmente ao movimento de inspiração e de expiração de ar nos pulmões: aparelho respiratório.
Significado de Gripe substantivo feminino Doença infecciosa causada por um vírus, normalmente epidêmica, definida pelo aparecimento de febre, mal-estar, congestão nasal, dor de cabeça, de garganta etc. Etimologia (origem da palavra gripe).
A gripe é causada pelo vírus influenza, que pode ser dos tipos A ou B. Cada uma dessas categorias se divide em outros subtipos – dentro do A, está o H1N1; e, do B, o Yamagata, por exemplo. Seus principais sintomas são febre alta, dor intensa no corpo, tosse, dor de garganta e cansaço.
A gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório. Existem três tipos de vírus da gripe circulantes no Brasil: A, B e C. O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas e, por esse motivo, não possui impacto na saúde pública.
Ainda hoje restam dúvidas sobre onde surgiu e o que fez da gripe de 1918 uma doença tão terrível. Estudos realizados entre as décadas de 1970 e 1990 sugerem que uma nova cepa de vírus influenza surgiu em 1916 e que, por meio de mutações graduais e sucessivas, assumiu sua forma mortal em 1918.
Quando uma pessoa engripada espirra, tosse ou fala expele pequenas gotículas que contêm o vírus e que podem ser inaladas por outras pessoas. O vírus entra no nosso organismo pelo nariz, onde se multiplica, disseminando-se para a garganta e para o restante das vias respiratórias, incluindo os pulmões.
De acordo com Bellei e Melchior (2011) o vírus Influenza A de origem suína surgiu no México no início de abril de 2009 e tão logo que surgiu se espalhou rapidamente pelo mundo, gerando preocupações e colocando em alerta a Saúde Pública Mundial.
A gripe A, ou gripe suína como era reconhecida até 30 de abril de 2009, é causada pelo vírus Influenza tipo A/H1N1 modificado, denominado A/CALIFORNIA/04/2009. Esse, resultante da união de material genético de cepas da gripe humana, aviária e suina; extrapolou a barreira de espécies e passou a atingir seres humanos.