Quando Usar Mepivacana Sem Vasoconstritor?

Quando usar mepivacana sem vasoconstritor

O Mepicain® 3% (cloridrato de mepivacaína) é indicado para a anestesia local em odontologia, por infiltração ou bloqueio, para intervenções odontológicas em geral, extrações múltiplas, próteses imediatas e procedimentos endodônticos.

Assim como qualquer outra substância que é aplicada em pacientes, existem diversas variações que são mais adequadas de acordo com cada caso. Os tipos de vasoconstritor que podem ser encontrados são:

Medicamentos

Cuidado com a absorção de anestésicos locais quando infiltrados na região da cabeça e pescoço devido à maior chance de fluxo arterial retrógrado para áreas vitais do SNC. Deve-se estar atento para qualquer alteração dos sinais vitais.

Ao subscrever, concorda com a Política de Privacidade e Utilização de Cookies, bem como os Termos e Condições de Utilização do INDICE® e compreende que pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento.

Para injeções de infiltração e bloqueio na mandíbula superior ou inferior, a administração de 1 carpule geralmente é suficiente para anestesiar a região. Cinco carpules (270 mg da solução a 3%) são geralmente adequados para efetuar a anestesia de toda a cavidade oral. Sempre que uma dose maior for necessária para um procedimento extenso, a dose máxima deve ser calculada de acordo com o peso do paciente. A dose máxima para qualquer procedimento não deve exceder 400 mg em adultos.

Suplementos

Suplementos

Doses máximas em carpules para pacientes saudáveis (4,4 mg de cloridrato de mepivacaína/kg - cada carpule de 1,8 mL contém 54 mg de cloridrato de mepivacaína)

A dose mais baixa que resulta em anestesia eficaz deve ser utilizada para evitar níveis plasmáticos elevados e possíveis efeitos adversos. A injeção de doses repetidas de mepivacaína pode causar aumentos significativos nos níveis sanguíneos com cada dose repetida devido à acumulação lenta do fármaco ou dos seus metabólitos, ou devido a uma degradação metabólica mais lenta do que o normal.

Leia também

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Dessa forma, quando estão em baixas concentrações são mais seguros para serem usados em pacientes que tenham doenças controladas, como a hipertensão, diabetes, nos cardiopatas, gestantes e crianças.

Solução Injetável

Dessa forma, são esses os principais fatores que fazem com que essa substância tenha uma contraindicação absoluta em todos os pacientes que apresentem esses casos. Por isso, é importante saber todo o histórico de cada paciente.

O cloridrato de mepivacaína (cloridrato de 1-metil-2´,6´- pipecoloxilidida) é um AL do tipo amida, sendo relativamente resistente à hidrólise. Apresenta um pKa de 7,7, com rápido início de ação, uma vez que o efeito anestésico da mepivacaína pode aparecer 5 minutos após a sua administração, e durar 25 a 40 minutos para infiltração e bloqueio do nervo alveolar, respectivamente, e 90 a 165 minutos em tecidos moles. Os níveis plasmáticos de mepivacaína após injeções periorais da solução de 30 mg/mL de mepivacaína, durante procedimentos odontológicos usuais, foram determinados em vários estudos clínicos. O nível plasmático máximo de mepivacaína foi alcançado aproximadamente após 30-60 minutos da administração. As concentrações máximas de mepivacaína relatadas foram entre 0,4 - 1,2 μg/mL, em cerca de 30 minutos após a injeção intraoral com um carpule, e entre 0,95-1,70 μg/mL com dois carpules. Essas concentrações plasmáticas estão 10 a 25 vezes abaixo do limiar de toxicidade para o sistema nervoso central (SNC) e cardiovascular, respectivamente.

PRvademecum

Como devo armazenar o Mepicain 3%?

Os carpules não devem ser autoclavados. Caso o dentista deseje realizar uma assepsia externa do carpule, deve-se aplicar um lenço umedecido com álcool isopropílico a 91% ou álcool etílico a 70% ao diafragma de borracha. Os carpules não devem ser mergulhados em álcool ou em qualquer outra solução desinfetante.

Ainda que tenha diversos diversos benefícios, é importante que o profissional que estiver manuseando a anestesia conheça suas características e reação, evitando, assim, problemas.

A tolerância varia com o estado do paciente. Pacientes pediátricos, idosos, debilitados ou com doenças agudas devem receber doses reduzidas proporcionais ao seu peso e estado físico.

Novos Fármacos

ChEMBL

A mepivacaína é distribuída em todos os tecidos do corpo, atravessando facilmente a barreira hematoencefálica. Concentrações mais altas são encontradas em tecidos altamente perfundidos, como fígado, pulmões, coração e cérebro. A mepivacaína possui taxa de ligação protéica de 75% e pode atravessar a barreira placentária por difusão simples, entrando no sistema circulatório do feto em desenvolvimento.

Algumas adições fazem total diferença durante um processo cirúrgico. Desse modo, as principais vantagens clínicas que adicionar um vasoconstritor a uma solução anestésica traz são:

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Mepicain 3% maior do que a recomendada?

A injeção intramuscular de Mepicain® pode resultar em um aumento nos níveis da creatina fosfoquinase. Dessa forma, a determinação dessa enzima como diagnóstico da presença de infarto agudo do miocárdio, sem a separação da isoenzima, pode comprometer o resultado deste exame.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou a bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Os anestésicos locais são contraindicados em pacientes com insuficiência renal, incluindo aqueles submetidos à diálise renal e com nefrite túbulo intersticial crônica, insuficiência hepática e cardiovascular significativas e tireotoxicose (hipertireoidismo).

Qual vasoconstritor da mepivacaína?

adrenalina Na prática odontológica, a mepivacaína é o agente anestésico que vem sendo largamente utilizado, geralmente associada ao vasoconstritor adrenalina na proporção de 1:100.000.

Qual a diferença entre mepivacaína e lidocaina?

A mepivacaína é um anestésico local de ação vasodilatadora menor que a da lidocaína. O sal mepivacaína é preferível à lidocaína sem vasoconstritor, pois esta resulta em anestesia pulpar de duração muito curta (em média 5 minutos).

Onde a mepivacaína é metabolizada?

A mepivacaína é rapidamente metabolizada, com apenas uma pequena porcentagem (5 a 10%) sendo excretada inalterada na urina. ... O fígado é o principal local de metabolismo, com mais de 50% da dose administrada sendo excretada na bile na forma de metabólitos.

Onde a Articaina é metabolizada?

Estudos in vitro mostram que 5-10% da articaína é metabolizada pela isoenzima P450 do sistema microssomal hepático em humanos.

Qual o local de metabolização do anestésico Bupivacaína?

Os anestésicos locais do tipo amida são metabolizados pelo fígado. Assim, devem ser utilizados com cuidado, especialmente em doses repetidas, em pacientes com hepatopatias.