Quando se usa o gerndio? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
É correto usar o gerúndio quando se quer expressar uma ideia ou ação que ocorre no momento de outra no futuro. Logo, podemos dizer: “Amanhã, quando você estiver fazendo a apresentação, eu estarei realizando os meus exames.”
O que significa gerúndio na língua portuguesa?
Gerúndio é uma das três formas nominais existentes na língua portuguesa, as outras duas são o Particípio e o Infinitivo. A característica do gerúndio é expressar a continuidade de uma ação, ou seja, demonstra que ela teve início e continua acontecendo. Uma dica é que esses verbos possuem o sufixo “ndo”.
O que é gerúndio e particípio?
Gerúndio: forma queexpressa o processo da ação. Particípio: forma que expressa o resultado da ação.
É errado usar o gerúndio?
Muitas vezes, o gerúndio é utilizado em lugar de uma forma verbal mais apropriada. ... Não é errado usar o gerúndio. Ele deve ser usado adequadamente.
Está sendo gerúndio?
Sendo é o gerúndio do verbo ser. Trata-se da forma invariável da flexão verbal terminada em -ndo; provém da terminação latina -ndum. ... Exemplo de emprego do gerúndio: «Estava sendo preso.» = «Estava a ser preso.» A Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Ed.
Qual a fórmula do gerúndio?
Composto: indica uma ação já concluída antes da ação da oração principal e é formado pelos verbos auxiliares TENDO e HAVENDO + particípio do verbo principal.
Qual a terminação que indica que os verbos estão no gerúndio?
Formas nominais: os verbos possuem três formas. a) infinitivo: terminação em -r. b) gerúndio: terminação em -ndo.
Como saber se um verbo está no gerúndio?
O gerúndio indica o estado de uma ação prolongada, que ainda está em curso, transmitindo assim uma noção de continuidade de ação verbal. No gerúndio, os verbos da 1. ª conjugação terminam em -ando, os da 2. ª conjugação terminam em -endo e os da 3.
O que é o que é infinitivo gerúndio e particípio?
As formas nominais do verbo são: Infinitivo: forma que expressa a ação em si. Gerúndio: forma queexpressa o processo da ação. Particípio: forma que expressa o resultado da ação.
Está sendo e gerundismo?
Atualmente, denomina-se gerundismo ao uso inadequado do gerúndio, à mania exaustiva do uso do gerúndio em situações em que esta forma é desnecessária. Muitas vezes, o gerúndio é utilizado em lugar de uma forma verbal mais apropriada. ... Não é errado usar o gerúndio. Ele deve ser usado adequadamente.
O que é um verbo no gerúndio?
Forma nominal verbal que caracteriza uma ação em andamento O gerúndio é a palavra que expressa uma ação contínua e é uma das formas nominais do verbo assim como o particípio e o infinitivo. ... O objetivo do gerúndio na língua escrita é justamente dar ao verbo a ideia de continuidade temporal.
Porque o gerundismo é inadequado?
Se a idéia não for de continuidade, de simultaneidade (mais comuns), repetição, intensidade ou progressão, não há motivos para usar o gerúndio. Perceba que nos exemplos de uso incorreto do gerúndio há um excesso de formas verbais, desnecessárias: vamos + estar + encaminhando. Não é errado usar o gerúndio.
Está sendo e gerúndio?
Sendo é o gerúndio do verbo ser. Trata-se da forma invariável da flexão verbal terminada em -ndo; provém da terminação latina -ndum.