O que é um teste de Schiller positivo Neste caso o resultado do Teste de Schiller é NEGATIVO. Quando o colo apresenta áreas não coradas pelo iodo, ou seja, áreas com suspeita de doença, afirmamos que o Teste de Schiller é POSITIVO. Resumindo: Um Teste de Schiller NEGATIVO, é um colo iodo positivo, SEM DOENÇA.
O teste de Schiller é dito negativo quando após a coloração com o lugol, toda a mucosa vaginal e o colo do útero ficou corado, não sendo observadas regiões amareladas, o que indica que não há alterações na região genital da mulher, ou seja, está normal.
A importância do encontro de células colunares endocervicais está na afirmação de que a JEC foi alcançada durante a colheita do material. Isto é muito importante, pois é nesta localização que incide com maior freqüência o tipo histológico mais comum de câncer do colo uterino: o carcinoma de células escamosas.
A região de união desses dois tipos de epitélio se chama junção escamo-colunar (JEC) e sua localização pode ser no orifício cervical exter- no, canal endocervical ou ectocervical (ectopia), conforme a idade da mulher, níveis séricos dos esteróides sexuais ou uso de medicamentos hormonais1.
A presença de células metaplásicas ou células endocervicais (representativas da JEC) tem sido considerada indicador de qualidade da coleta. Pelo fato de essa coleta objetivar a obtenção de elementos celulares representativos do local onde se situa a quase totalidade dos cânceres do colo do útero.
Uma das regiões dessa estrutura é a JEC (junção escamo-colunar) que compreende o local em que o epitélio ectocervical encontra o endocervical. Essas subestrutura possui grande importância para os estudos neoplásticos, pois é a origem de muitas lesões celulares como, por exemplo, o câncer do colo do útero.