Para calcular a força elástica, utilizamos uma fórmula elaborada pelo cientista inglês Robert Hooke (1635-1703), chamada de Lei de Hooke:
A Constante Elástica da mola traduz a rigidez da mola, ou seja, representa uma medida de sua dureza. ... Se essa força continuar a aumentar, o corpo perde a sua elasticidade e a deformação passa a ser permanente (inelástico), chegando à ruptura do material.
k: constante elástica da mola (N/m); x: deformação da mola (m). A constante elástica da mola depende principalmente da natureza do material de fabricação da mola e de suas dimensões. ... Um corpo de 10kg, em equilíbrio, está preso à extremidade de uma mola, cuja constante elástica é 150N/m.
Sistema massa-mola numcampo gravitacional. Porquê a gravidade não aparece no movimento de um sistema massa-mola pendurado num campo gravitacional? ... O movimento da massa deverá ser, portanto, o mesmo oscilador harmônico só que oscilando em torno da posição de equilíbrio (leq.) e não em torno da posição sem tração (l0).
O pêndulo simples é um sistema mecânico que consiste em uma massa puntiforme, ou seja, um corpo com dimensões insignificantes, presa a um fio de massa desprezível e inextensível capaz de oscilar em torno de uma posição fixa.
Podemos dizer, de forma simples e clara, que ocorre um movimento oscilatório quando o corpo executa movimentos de ida e volta em uma mesma posição. Alguns exemplos de movimentos oscilatórios: - Os movimentos do pêndulo de um relógio. ...
Um movimento periódico é caracterizado quando a posição, velocidade e aceleração de um corpo móvel se repetem em intervalos de tempo iguais, como por exemplo, o movimento do ponteiros dos relógios, de um ponto qualquer demarcado em um aro de uma bicicleta que anda com velocidade constante ou até o movimento realizado ...
hertz (Hz)
adjetivo Que pode oscilar; que não possui firmeza; que treme; trêmulo ou titubeante.
Dizemos que um corpo se movimenta de forma oscilatória quando executa movimentos (ida e volta) em torno de certa posição que esteja em equilíbrio. O movimento oscilatório é também conhecido como movimento periódico, isso porque ele depende de um período, que é o tempo necessário para se completar uma oscilação.
Resposta. Frequência: o número de ciclos por unidade de tempo. Frequência é igual a 1 dividido pelo período.