Quando Acaba As Aulas 2020 SC?

Quando acaba as aulas 2020 SC

As aulas presenciais do segundo semestre do ano letivo do ensino fundamental na rede municipal da capital estão previstas para retornar também no dia 3 de agosto. Segundo o município, são 18.929 alunos matriculados que voltaram ao ensino híbrido, assim como no primeiro semestre.

Assim como nos estados, a situação nas escolas públicas municipais também varia. Segundo o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Martins Garcia, a tendência é por ofertar, mesmo que para parte dos estudantes, aulas presenciais. “Há uma sensação muito forte da necessidade da volta presencial. Todo mundo se pergunta como vai ser a volta, mas hoje, apesar do medo, é forte o consenso da volta”, diz. 

Que dia vai acabar as aulas 2020?

Amazonas: A volta às aulas na rede pública estadual de Amazonas será no dia 18 de fevereiro pelo sistema remoto. Entre os dias 8 e 12 de fevereiro, o estado realiza um trabalho pedagógico, exclusivamente online, com gestores, pedagogos e professores com foco no desenvolvimento de competências e melhorias na qualidade de ensino e aprendizagem.

No caso da adoção do modelo híbrido, a Secretaria de Educação vai priorizar os 70 mil alunos em situação de maior vulnerabilidade social, cerca de 10% da rede estadual de ensino. Por não possuírem dispositivo eletrônico que dê a eles condições de acompanharem as aulas remotas, os estudantes poderão ir à escola em sistema de revezamento, para tirar suas dúvidas e ter acesso a recursos de áudio e vídeo produzidos para este período.

Confira o calendário do ano letivo de 2021, em Florianópolis

Confira o calendário do ano letivo de 2021, em Florianópolis

O protocolo da universidade prevê a retomada gradual das atividades presenciais apenas quando o número de novos casos diários e mortes na macrorregião de cada campus apresentar decréscimo nas duas semanas anteriores.

“Um ponto central é que sempre, em todos os pareceres do CNE, colocamos como referência a questão sanitária local, o que quer dizer que é preciso que autoridades sanitárias de saúde locais digam se de fato há condições ou não do retorno às aulas presenciais, de acordo com a evolução ou não da pandemia. Importante entender e respeitar as condições sanitárias e as orientações das autoridades de saúde”, diz Mozart Neves Ramos. 

Maranhão: As aulas começaram na segunda-feira, dia 8 de fevereiro, nos centros de Ensino de Tempo Integral e terão início no dia 22 de fevereiro nos centros de Ensino de tempo parcial (Fundamental e Médio). As aulas retornam em formato híbrido ou remoto, conforme indicadores epidemiológicos. O governo estadual vai oferecer aos estudantes chips com pacote de dados e material impresso. Em 2020, foi lançado o Portal Gonçalves Dias que contém videoaulas, apostilas e roteiros de estudo baseados no currículo do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino e será suporte para o ensino e a aprendizagem em 2021.

Como ficam as aulas em Santa Catarina?

Para professores e profissionais de educação é preciso que sejam garantidas condições minimamente adequadas para que possam retornar com segurança ao trabalho presencial. Greves foram aprovadas, por exemplo, no Rio de Janeiro e em São Paulo. “Nós continuamos bastante preocupados com a situação da pandemia em nosso país. Não observamos alteração da condição política nem segurança sanitária para fazer um retorno às aulas presenciais”, diz o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Manoel Gomes Araújo Filho. 

“Esse deve ser um processo gradativo de inserção dos grupos. A prioridade é daqueles que ficaram sem condições de acesso e não sentiram a presença da escola [em 2020]. Na sequência, é ir inserindo nas, aulas presenciais, aqueles cujas famílias optaram pela volta presencial mais rápida possível. Vamos respeitar o sentimento e a opinião das famílias que ainda estão com medo, vamos respeitar e oferecer ainda atividades não presenciais”, diz. 

Santa Catarina e São Paulo foram pioneiros no retorno das aulas presenciais no início do ano e, agora, organizam medidas de readequação para o começo do segundo semestre de 2021.

Homem de 66 anos morre após testar positivo para a Covid-19 em Blumenau

Homem de 66 anos morre após testar positivo para a Covid-19 em Blumenau

“Não vejo perspectiva de longo prazo para a gente ter um ensino remoto, ou seja, um discurso de que 2021 ficaremos com as escolas fechadas e ensino totalmente remoto até que haja vacina para todo mundo ou o fim da pandemia. A perspectiva é de volta, no modelo híbrido. Alguns vão voltar mais à frente que outros, mas há uma perspectiva mais ou menos disseminada [entre secretários de educação] de volta”, diz.  

Por último, no dia 15, retornam os alunos do Ensino Médio e Técnico. Como o ano letivo de 2020 só se encerra no dia 31 de janeiro, durante o mês de fevereiro ocorrerão as férias coletivas para diretores, professores e alunos da Rede Estadual de Ensino. O calendário letivo de 2021 também prevê aulas aos sábados.

UFSC

Este primeiro semestre segue até o dia 22 de maio, conforme previsto no calendário acadêmico da UFSC. Como a universidade teve apenas um semestre em 2020, no ano seguinte os alunos terão três semestre letivos, ao invés de dois.

De acordo com Ramos, o planejamento será algo fundamental este ano. “Os gestores das escolas agora poderão fazer uma enorme diferença em relação à aprendizagem. Óbvio que para isso precisam ter uma coordenação das secretarias de Educação que devem ajudar a organizar, estruturar e planejar as atividades pedagógicas”. Outro ponto importante é o trabalho de acompanhamento da saúde mental de estudantes e professores. 

Amapá: O ano letivo começa no dia 8 de março, de forma remota. A Secretaria de Educação do estado disponibilizou plataformas para atividades não presenciais, como a Escola Digital Amapá, a Escolas Conectadas e o AVAMEC.

Aulas nos municípios 

Goiás: As aulas foram iniciadas no dia 25 de janeiro nas escolas que funcionarão em regime híbrido e no dia 21 de janeiro naquelas que cumprirão o calendário escolar no Regime Especial de Aulas Não Presenciais (Reanp) – que inclui 1.010 escolas estaduais. Para as escolas da rede estadual em regime híbrido também estão estabelecidos o escalonamento e o rodízio (que deverá ser mensal).

Rio Grande do Sul: As aulas da rede estadual do Rio Grande do Sul recomeçarão no modelo híbrido, de forma escalonada. No dia 8 de março, retornam os alunos do 1º ao 5º ano. No dia 11, será a vez dos estudantes do 6º ao 9º  ano. Por último, no dia 15, os alunos do ensino médio e técnico. O calendário letivo de 2021 também prevê aulas aos sábados.

IFC

Ao todo, as redes públicas de educação de 15 estados retomam as atividades escolares neste mês de fevereiro: Acre, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Tocantins. O estado de Goiás é o único em todo país que já retornou às atividades escolares em janeiro deste ano.

Na primeira fase, que ocorrerá ao longo do primeiro semestre letivo, fica autorizado o desenvolvimento de atividades presenciais duas vezes por semana, considerando a carga horária máxima de três horas diárias, respeitando a escala de 70% de ensino remoto e 30% de ensino presencial nas instituições de ensino que ofertam Educação Infantil, os primeiros anos do Ensino Fundamental e cursos preparatórios e congêneres.

“Caso seja possível, conforme as condições sanitárias, as atividades [presenciais] podem ser retomadas antes disso; tal decisão, porém, depende da evolução do contexto de pandemia”, informou a Instituição por meio de nota.

Coronavírus

Coronavírus

O MEC (Ministério da Educação) adotou três posições distintas em menos de duas semanas sobre a retomada das aulas presenciais em Institutos e Universidades Federais. Nesse período, o Ministério sugeriu retomada para janeiro e depois transferiu para março de 2021, mas logo em seguida recuou da posição.

Para o retorno das aulas presenciais, a Secretaria de Educação avalia, em parceria com órgãos de acompanhamento da pandemia e os municípios, a possibilidade de um retorno de forma escalonada.

Quando as creches voltam a funcionar 2020 SC?

2 de novembro (se for autorizado pelo governo estadual): retorno das crianças da Educação Infantil, com 4 e 5 anos de idade; 9 de novembro (se for autorizado pelo governo estadual): retorno das crianças da educação infantil matriculadas em creches municipais.

Quando volta as aulas presenciais em SC?

As aulas presenciais do segundo semestre do ano letivo do ensino fundamental na rede municipal da capital estão previstas para retornar também no dia 3 de agosto. Segundo o município, são 18.929 alunos matriculados que voltaram ao ensino híbrido, assim como no primeiro semestre.

Quando volta as aulas 100 presenciais em Santa Catarina?

Decreto da prefeitura de Itajaí determinou a retomada das aulas 100% presenciais na rede municipal a partir da segunda-feira, dia 30 de agosto. A mudança tem por base a portaria estadual, lançada no dia 11 de agosto, que definiu novos regramentos para retomada das atividades presenciais na educação.

Quando termina o primeiro bimestre escolar?

1º bimestre: de janeiro a fevereiro. 2º bimestre: de março a abril. 3º bimestre: de maio a junho.

Quando as creches voltam a funcionar?

As creches da rede municipal de São Paulo vão poder voltar a atender 100% das crianças a partir de 8 de setembro. ... As creches ficaram de fora naquele momento, sendo autorizadas a funcionar com 60% da capacidade, sem esquema de revezamento.

Quando as escola voltam a funcionar?

No início de julho, o governador João Doria (PSDB) determinou que escolas públicas e privadas da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio) poderão retomar as aulas com até 100% da capacidade a partir desta segunda-feira (2), desde que seja respeitado o mesmo distanciamento de 1 metro entre os ...

Quando volta as aulas presenciais em Florianópolis?

A rede municipal de Florianópolis segue com aulas híbridas e o segundo semestre do ano letivo no infantil será no dia 2 de agosto. Segundo a Secretaria de Educação do município, a decisão é baseada em uma portaria do governo estadual que contempla a forma de ensino nas escolas.

Quando volta as aulas em Brusque 2021?

9 de setembro de 2021 As aulas totalmente presenciais nas escolas municipais de Brusque voltam no dia 9 de setembro de 2021.

Vai voltar as aulas presenciais em Santa Catarina?

Na rede estadual, as aulas começam nesta segunda-feira (2). As escolas oferecem aulas nos três modelos adotados no primeiro semestre letivo: 100% presencial, híbrido e remoto (veja os detalhes abaixo).

Quando começou o 3 bimestre 2020?

VIII - 2º bimestre: de 27 de abril a 8 de julho; IX - 3º bimestre: de 27 de julho a 9 de outubro; X - 4º bimestre: de 19 de outubro a 23 de dezembro.