A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) vai retomar as atividades acadêmicas de graduação e o cumprimento do calendário acadêmico do ano de 2020, a partir de 29 de março deste ano, em modelos de ensino que poderão ser remoto, híbrido e presencial.
A Universidade Federal do Amazonas possui, em sua rede de ensino, 109 cursos de graduação, 40 de strictu sensu e dezenas no latu sensu, além de 645 grupos de pesquisa. De acordo com dados de 2013, a universidade possuía 25 000 estudantes e 2 700 servidores naquele ano.
Instalada em sessão solene do Conselho da então Universidade do Amazonas (UA) em 04 de dezembro de 1965, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (FM/Ufam) completa 55 anos.
Universidade de Tecnologia da Amazônia A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) possui suas raízes no Instituto de Tecnologia da Amazônia (UTAM). A UTAM foi criada pelo Decreto Estadual N.º 2.
Pelo Decreto nº 6.
O primeiro curso fundado no Brasil, em 1808, foi o de Medicina na Bahia, e no Rio de Janeiro o curso de Engenharia, junto da Academia Militar. Já no período do Império, foram fundadas as faculdades de Direito em São Paulo e em Recife.
Primeira universidade no mundo A primeira universidade mundial que se tem conhecimento, é a chamada Academia, próximo a Atenas que surgiu em 387 a.C. e foi fundada neste ano pelo filósofo grego Platão.
10 universidades mais antigas e prestigiadas do mundo
Século XX e as universidades Nos primeiros anos do século XX, foram surgindo as primeiras instituições que tiveram o título "universidade" no país. A primeira foi a Escola Universitária Livre de Manaus, criada em janeiro de 1909. ... Em 1920, começava a funcionar com o nome universidade a UFRJ.
Porém em uma visão mais próxima do conceito moderno, a Academia, fundada em 387 a.C. pelo filósofo grego Platão no bosque de Academos próximo a Atenas, é defendida por muitos como a primeira universidade. Nela os estudantes aprendiam filosofia, matemática e ginástica.
Quando surgiram, as universidades eram desvinculadas da igreja, mas ainda assim precisavam ter o aval do clero ou do governo para entrarem em funcionamento. Elas ensinavam principalmente assuntos sobre leis, medicina, astronomia e lógica, ou seja, temas universais. Daí surge o nome “universidade”.
A faculdade na verdade começou no século IX como um local para os monges aviarem medicamentos. No século XI, contudo, os estudiosos da faculdade começaram a traduzir textos médicos gregos e, mais tarde, árabes para o latim.
As universidades medievais foram fundadas por volta de 1150, no contexto do Renascimento do Século XII. Essas instituições são o ponto de partida para o modelo de universidade que temos até hoje. ... As primeiras universidades da Europa foram fundadas na Itália e na França para o estudo de direito, medicina e teologia.
(UFJF) As primeiras universidades criadas na Baixa Idade Média foram a Universidade de Bolonha e a de Paris. Em sua grande maioria, eram ligadas à Igreja, fundadas pelo Papa ou por ele confirmadas. Monarcas e príncipes também se julgavam no direito de poder criá-las.
As universidades eram organizadas pelo corpo eclesiástico e, portanto, os fundamentos intelectuais – obras fundamentais e eixos programáticos de estudos, além dos professores – eram integrados pela estrutura da igreja. Aquele que fosse graduando da universidade era chamado de artista – referindo-se às artes liberais.
Bolonha
Universidade de Bolonha
Universidade de Coimbra
Harvard
Oxford
Universidade Nacional Maior de São Marcos
Al-Azhar foi criada em 998. Esse é um tema que ainda gera muita controvérsia entre os estudiosos. Na concepção moderna, a universidade surgiu na Idade Média e na Europa, o que classifica a Universidade de Bolonha, na Itália, fundada em 1088, como a mais antiga do mundo.
Universidade de Salamanca