Carro, caju, cozinha e cupim. É tudo com "C", mas é um som parecido com "QUE" e "QUI", que a gente viu antes, não é? Essa é uma outra regrinha. Quando a gente tem a letra "C", e depois vem "A", "O" ou "U", tem esse som de carro, cozinha e cupim.
Comida [kumidɐ] Curral [kuRáɫ], Cama. Castigo.
Viu que o som do "QU", quando é acompanhado de "I" e "E", fica "QUI" e "QUE". E o som do "C", quando acompanhado de "I" e "E", fica "CI" e "CE". Só que, quando o "C" vem acompanhado de "A", "O" ou "U", ele fica com o som mais parecido do "QU", ou seja, "CA", "CO", "CU".
Atente-se aos dígrafos que ocorrem quando duas letras são utilizadas para representar um único fonema no caso da letra G serão considerados dígrafos as letras gu quando estiverem seguidas das vogais E/I para representar o fonema G.
Lembrem-se de que a letra C pode ter som de /k/ e som de /s/, depende de com qual vogal será usada. O QU pode ter som de /k/ e som de /kw/. Essas sílabas com C ou QU podem estar no começo, no meio e no fim das palavras. ... Se necessário, escreva estas palavras no quadro para deixar esta ideia mais clara.
QUANDO Há O SOM “QUÊ”, EMPREGAMOS A LETRA ANTES DAS VOGAIS A, O, U. QUANDO Há O SOM “QUÊ”, EMPREGAMOS AS LETRAS ANTES DAS VOGAIS E, I.
Emprego da letra "h"