Resposta: A indústria cultural da Escola de Frankfurt trata-se de um termo criado por Adorno e Horkheimer para criticar a arte como mercadoria.
Este conceito se refere a produção e utilização da cultura como um bem de consumo industrial, destituindo a arte e a cultura de suas principais características de interpretação e crítica da realidade. ...
A arte busca expressar-se livremente, mediante o desejo do artista e suas emoções, enquanto a indústria cultural produz arte de forma comercial.
Com a Indústria Cultural, a arte passou a ser mercadoria e estaria assim sujeita às leis da oferta e da procura, se antes ela estava ligada a contemplação, hoje ela está ligada mais ao lucro. Desta forma ela perde a sua áurea inicial. A Arte Erudita e a Arte Popular seriam apagadas pelo capitalismo.
Com a dissociação entre o objeto e a arte surge a sociedade de consumo. As grandes obras de arte passam a ser estampadas em capas de cadernos e objetos de uso diário. Isso fez com que os indivíduos consumissem a arte sem contemplar ou saber seu valor artístico, transformando a arte em consumo.
Muitas das vezes os meios de consumo utilizam-se das expressões artísticas estampadas em blusas, objetos pessoais, camisetas e utensílios de decoração para poderem gerar uma maior lucratividade . ... Nesse estilo , a obra de arte integra o cotidiano da sociedade na forma de consumo.
Resposta: Adorno e Horkheimer desenvolveram o conceito de indústria cultural para designar o modo com que os produtos culturais dos vários setores artísticos são racionalmente fabricados seguindo a lógica do dinheiro e como os meios de comunicação determinam seu consumo massivo.
O Capitalismo é um sistema em que predomina a propriedade privada e a busca constante pelo lucro e pela acumulação de capital, que se manifesta na forma de bens e dinheiro. ... Com a era da Globalização, o sistema capitalista tornou-se predominante em praticamente todo o mundo.
Nas cidades encontramos os maiores níveis de consumo e produção, que são marcas do capitalismo. ... Portanto, o capitalismo está diretamente relacionado as cidades, porque mesmo que no campo haja a presença do mesmo é em menor quantidade.