Traço de Concreto Para Pisos: Saco de cimento (50 Kg); 4 latas de 18 litros de areia; 6 latas de 18 litros de brita; 1 lata e ½ de 18 litros de água.
Primeiro vem uma camada de brita, depois a manta de bidim e só então a areia com terra adubada antes do plantio das mudas”, explica a paisagista Marisa Lima. Para cada vaso ou jardineira, o processo de drenagem é formado por 1/3 de brita e 2/3 de areia misturada com terra vegetal adubada.
Cubra a brita com uma camada de tecido para paisagismo. Se necessário, corte o tecido com um estilete para ajustá-lo no espaço ou para fazer com que ele acompanhe as curvas. Ele facilitará a drenagem e evitará que o solo desloque a camada superior de pedras ou conchas.
Veja o passo a passo:
Pedra de rio Essas são as pedras para jardim mais comuns. Isso porque essa espécie, como diz o nome, é facilmente encontrada em rios e lagos. Além disso, quem resolve comprar, encontra um preço bem acessível, normalmente R$ 5 reais o quilo.
A manta de drenagem é nada mais do que um tipo de feltro grosso, que possibilita a passagem da água, mas não do subtrato. Você pode substituir esta manta por qualquer tecido poroso, de preferência de composição sintética, caso contrário ele irá se decompor com o tempo.
Você pode utilizar argila expandida, pedaços de brita ou de telhas nessa camada. Depois, posicione a manta. A dica aqui é cortar o material em um diâmetro maior do que o vaso, para garantir que todo o espaço seja coberto. A exemplo do jardim de chão, você também pode utilizar uma camada de areia para auxiliar.
Também conhecida como bidim ou geotêxtil, a manta de drenagem é utilizada para evitar que tanto a terra quanto a água escorram para o fundo do vaso. Além disso, ao impedir que o substrato escorra a cada rega, o produto acaba se tornando essencial para qualquer jardineiro, seja ele profissional ou não.
A drenagem depende dos furos no fundo do vaso. Usar cacos de telha,pedra, para que a areia e o adubo não obstruam os furos e não interrompam a drenagem. Depois colocar 1 camada de areia grossa para ajudar no escoamento da água e evitar que a raiz adoeça.
Re: substituto da argila expandida ?
A Argila Expandida CINEXPAN é muito utilizada em paisagismo, jardinagem e hidroponia por ser o único agregado leve capaz de manter a umidade adequada da terra, além de permitir que a drenagem ocorra de forma rápida e por igual, criando, assim, condições ideais para que as plantas tenham um completo desenvolvimento.
Como usar argila expandida em plantações: Dentro dos vasos, misture duas porções de argila expandida com uma porção de terra. Adicione a muda da planta e complete o vaso com mais terra e argila expandida.
Colocar pedras no fundo do vaso funciona? Sim! As pedras facilitam o escoamento de água do vaso, evitando que a terra fique encharcada, o que eliminará o risco de aparecimento de pragas e fungos que possam provocar o apodrecimento das raízes.
Coloque uma camada de pedra brita no fundo do vaso. Essa camada de drenagem ajuda a manter a terra úmida, mas não encharcada. Por cima das britas, coloque folhas de revista ou uma manta de drenagem. A função delas é impedir que a terra saia pelos buracos no fundo do vaso.
Retire-o e então coloque o gancho no buraquinho que fica no centro da pedra sanitária. Verifique se o item está encaixado, para então seguirmos para o próximo passo. Agora, basta colocar o conjunto do gancho com a pedra presa nele, na borda interna do vaso sanitário.
Por isso, é sim desejável utilizar pratinhos nas plantas na maioria dos ambientes internos, pois eles também ajudam para você saber a hora de parar de molhar a planta: quando a água começa a escorrer por baixo do vaso. Plantas deixadas dentro de casa podem ficar sobre pratos.
As pedras são necessárias no plantio porque facilitam o escoamento de água do vaso, evitando que o solo fique encharcado. Dessa forma, evitamos que as raízes das plantas apodreçam por excesso de água ou sejam atacadas por fungos. É mais comum que as plantas morram devido ao excesso de água que pela falta.
Siga conosco, confira e inspire-se!