No caso do Enem, os candidatos têm apenas 5 horas e 30 minutos, no primeiro dia do exame, para resolver 90 questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas e produzir uma redação. Já no segundo dia de prova, são 5 horas para responder a 90 questões de Ciências da Natureza e Matemática.
São aproximadamente três minutinhos para resolver cada uma das 180 questões – e ainda tem a redação. Por isso, planejamento é fundamental. E para se planejar é preciso saber exatamente quanto tempo você vai ter disponível. Descubra agora mesmo quantas horas de prova tem o Enem!
Você precisará responder 180 questões no total; 90 no primeiro dia e 90 no segundo. Como no primeiro dia você tem 4 horas e meia para responder tudo, isso equivale a 270 minutos. ... Por isso, você tem o tempo médio de 2 minutos e 30 segundos para resolver cada questão da prova do ENEM.
A aplicação terá 5 horas de duração. O INEP alterou o horário de abertura dos portões, antecipado agora em meia hora (passou das 12h para 11h30).
Veja como solicitar atendimento especial no Enem Celular, relógio, fones de ouvido, anotações e óculos escuros estão proibidos durante as provas. Não é permitido também usar óculos escuros ou levar lápis, lapiseira, borracha, caneta com material não transparente, livros, anotações e impressos gerais.
Não serão aceitas imagens de pessoas com óculos escuros ou artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). A fotografia deve mostrar o rosto inteiro do participante com uma boa iluminação e foco, nos formatos de arquivo JPEG e PNG, com tamanho máximo de 2 MB. Imagens em PDF não serão permitidas.
Não será obrigatório fazer o exame. Segundo o Inep, a implementação desse novo modelo de prova será gradual: em 2021, apenas os alunos do 1º ano do ensino médio poderão optar por fazer a prova seriada. ... De 2023 em diante, estudantes do 1º, do 2º e do 3º ano do ensino médio poderão realizar o Enem seriado.
Quaisquer dispositivos eletrônicos, como: wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pendrive, mp3 e/ou similar, relógio, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e/ou qualquer ...
Evite levar o celular para as provas. Se tiver que levar, desligue-o assim que entrar no local de prova e guarde-o no porta-objetos que o fiscal de sala vai te entregar. Ele deverá ser mantido embaixo da carteira lacrado.
Se realmente for preciso, você pode levar para o Enem o seu celular. Porém, não poderá usá-lo durante as provas. Para evitar fraudes e outros incidentes, a organização é rígida: antes de você entrar à sala, deverá desligar o aparelho, tirar a bateria e guardá-lo em uma embalagem que será fornecida pelo fiscal de sala.
O que comer antes do Enem?