Tempo de Decomposição dos Materiais
10 anos: Os metais, em princípio, não são biodegradáveis. Uma lata de aço se desintegra em uns dez anos, convertendo-se em óxido de ferro. Em dois verões chuvosos, o oxigênio da água começa a oxidar as latas feitas de aço recoberto de estanho e verniz.
600 anos
Peças de LEGO são feitas de um polímero de nome complicado: acrilonitrila butadieno estireno. E segundo um estudo feito no Reino Unido, podem demorar algo entre 100 e 1300 anos para se dissolver no oceano. De início, pesquisadores recolheram 50 tijolinhos de plástico do tipo e encontrados em praias.
600 anos
A decomposição do lixo orgânico é relativamente rápida na natureza. Já os produtos produzidos pelo homem podem demorar vários anos para sumir do ambiente. Isso é um grave problema, uma vez que muitos afetam diretamente o ambiente, poluindo-o e causando danos aos seres vivos.
Plásticos tradicionais levam até 200 anos para se decompor A principal razão é que a natureza ainda não sabe como se livrar dele. ... O material produz gases tóxicos ao ser queimado e tem reciclagem complicada, porque não se pode misturar diferentes tipos de plástico.
O tempo de decomposição do lixo vai depender do produto analisado. O plástico, por exemplo, leva em média 400 anos enquanto o papel demora de 3 a 6 meses.
O material era usado, por exemplo, para substituir o marfim na produção de bolas de bilhar, mas a verdadeira revolução viria em 1907, quando o químico belga, naturalizado americano, Leo Baekeland (1863-1944) criou o primeiro plástico totalmente sintético e comercialmente viável, o Bakelite.
400 anos
Segundo uma pesquisa divulgada em 20187, estima-se que, por ano, sejam distribuídas 12 bilhões de sacolas plásticas no Brasil. Isso dá cerca de 800 sacolas plásticas por pessoa!
petróleo
Com a finalidade de substituir outros materiais que já estavam se tornando escassos na natureza, ou inviabilizavam a produção em escala industrial, o plástico apareceu como uma alternativa para as invenções e logo se mostrou indispensável para a evolução de qualquer segmento.
baquelite
Os plásticos são produzidos através de um processo químico chamado de polimerização, que proporciona a união química de monômeros para formar polímeros, sendo eles naturais ou sintéticos. ... Embora o petróleo seja um recurso natural não renovável, apenas 4% do consumo no Brasil é usado para produção de plástico.
Atualmente, os plásticos são utilizados na fabricação de materiais elétricos, como fios e cabos, materiais eletrônicos, despertadores, geladeiras, embalagens para diversos produtos, bens de consumo (como escovas de dente, canetas, réguas) e, até mesmo, o material que é aplicado nas panelas para evitar que os alimentos ...
A embalagem plástica protege os produtos, garante a segurança alimentar, evita contaminação, transmissão de doenças, proliferação de insetos e roedores. ... Outra grande vantagem dos plásticos é sua leveza, proporcionando grande economia no transporte das mercadorias.
Não se pode negar a importância dos plásticos em nosso cotidiano. O plástico é responsável por grandes avanços, e traz uma serie de benefícios indiscutíveis na sociedade moderna. ... A maioria dos plásticos é reciclável e a sua reciclagem representa alem de uma atividade ecologicamente correta um incremento na economia.
- Impermeabilidade: são normalmente insolúveis em água e outros solventes, podendo ser usados em sacolas, guarda-chuvas ou locais que precisam ser protegidos de umidade; - Variabilidade: há muito tipos diferentes de polímeros, podendo ser então usado de diversas formas.
Celuloide / Utilizado para gravação de filmes. Esse plástico inflamável se destacava porque poderia ser confeccionado em longas tiras e pintado com químicos que mudavam conforme a presença da luz. Por isso, a celuloide acabou permitindo a ampla produção e distribuição de filmes da indústria de Hollywood.
Plásticos fazem parte da nossa vida, estão em todos os lugares, peças automotivas, embalagens, utensílios domésticos, equipamentos eletrônicos e até em tecidos. ... Mais tarde a composição correta no produto final de plástico deve ser checada para garantir as propriedades corretas.